quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

E foi-se a primeira Ilha...

Uma pequena ilha desapareceu da superfície do planeta devido ao aumento do nível do mar provocado pelo aquecimento global, segundo uma reportagem do jornal "Independent". A ilha de Lohachara, na baía de Bengala, Índia, é a confirmação de previsões sobre o agravamento do efeito estufa.
Há oito anos, algumas ilhas desabitadas do arquipélago de Kribati, no Pacífico, desapareceram. Os habitantes de Vanuatu (próxima ao local) foram retirados de suas casas por precaução. Segundo especialistas, à medida que os mares se elevam, países com vastas planícies costeiras, como o Egito ou Bangladesh, podem perder boa parte de suas terras. O desaparecimento gradual de Lohachara, porém, não tem precedentes. No passado, o local abrigava 10 mil pessoas.O sumiço total da ilha foi confirmado por cientistas da Universidade Jadavpur, de Calcutá, que estudavam em Sunderbans, uma região de mangue no delta do Ganges. Os pesquisadores ficaram sabendo da submersão por imagens de satélites. Uma ilha vizinha, Suparibhanga, também desapareceu, assim como dois terços de outra ilha povoada, Ghoramara. "Em questão de alguns anos ela vai ser engolida também", diz Sugata Hazra, coordenador do estudo.Há ainda outras dez ilhas em processo de submersão na parte indiana do delta --cerca de 400 tigres que vivem na área poderão morrer devido ao fenômeno. Até então, acreditava-se que as Ilhas Carteret, em Papua-Nova Guiné, seriam as primeiras terras povoadas a submergir --o que poderá ocorrer em cerca de oito anos. Lohachara, porém, foi a primeira ilha povoada a sumir.

Vozes do Mar

O multiplo Valdir Agostinho, da Barra da Lagoa, e a banda Coletivo Operante.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Botando mais fogo nesse inferno...

O ano de 2010 poderá bater todos os recordes de temperatura, apesar de o Sol estar em um período de baixa atividade. Apesar da ladainha de que o aquecimento global "parou" em 1998, 2009 terá sido um dos cinco anos mais quentes já registrados desde que as medições por termômetros começaram, em 1850. Na década 2000-2009, a temperatura média do planeta foi 0,4 ºC maior que a registrada entre 1961 e 1990, segundo o Met Office (serviço de meteorologia britânico). O Met Office prevê que 2010 tem chance de encabeçar a lista. O balanço de temperaturas deste ano é mais notável quando se considera que desde 2008 o Sol se encontra mergulhado num "mínimo profundo" de atividade, do qual só começou a sair em meados deste ano. Segundo a Nasa (agência espacial dos EUA), tamanha calmaria na atividade solar não era observada desde 1913. Os especialistas estimam que o retorno à atividade máxima só ocorra em 2013. Enquanto isso, a contribuição solar para as variações climáticas é equivalente a apenas um décimo da contribuição dos gases de efeito estufa antropogênicos --ou seja, o clima da Terra não deve esperar o retorno da atividade solar para bater recordes. "Enquanto a temperatura média global foi de 14 ºC entre 1961 e 1990", explica o Met Office, a de 2010 deve ficar ao redor de 14,58 ºC. James Hansen, diretor do Instituto Goddard de Ciência Espacial, da Nasa, estima uma chance maior que 50% de que isso ocorra mesmo. (Le Monde).

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Baleias mortas

Foto Efe
Mais de 125 baleias morreram encalhadas em dois pontos da costa da Nova Zelândia durante o fim de semana. Habitantes locais e ambientalistas ainda conseguiram salvar 43 mamíferos no domingo, na praia de Colville Bay. Em Farewell Spit, a oeste da cidade de Nelson, em South Island, 105 baleias piloto morreram atoladas no sábado, enquanto 21 outras da mesma espécie morreram neste domingo. Dois fatores que podem ter causado a mortandade dos animais. Ou o grupo se desorientou e acabou em águas rasas, ou uma baleia ficou doente e todas as outras a seguiram. Durante esse período do ano, a costa da Nova Zelândia é rota para as baleias que se dirigem à Artártida para se reproduzirem.

sábado, 26 de dezembro de 2009

Manésuname, a nossa onda...

Animação de Marcelo Gevaerd e música "Floripa Invadida" da Banda M99.

Cinco anos depois

Há cinco anos, um tsunami atingia a região do Oceano Índico, devastando diversos países e deixando mais de 200 mil mortos. Segundo as estimativas, as perdas teriam chegado aos US$ 10 bilhões. Cinco anos depois, a BBC voltou à praia de Pukhet, na Tailândia, um dos locais atingidos pela onda gigante. Os habitantes deste "paraíso", que quase tiveram sua vida destruída pela natureza, agora estão reconstruindo seu caminho tirando proveito justamente dela. Assista à reportagem de Rachel Harvey, da BBC.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

MAR DE LAMA

Tiraram um blog do ar Tinha um inseto a incomodar Mar de Lama, é probibido mostrar? Mosquitos incomodam Mas censura e sem vergonhice incomodam muito mais! Saiba mais no blog do Canga: http://cangarubim.blogspot.com/

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

MAR SUJO

Foto Sujando Costa
A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) divulgou nesta quarta-feira o quarto relatório sobre a qualidade da água dos balneários do litoral catarinense, que apontou 34 pontos impróprios para banho em Santa Catarina. De acordo com o levantamento, em Florianópolis, 14 (22,22%) locais analisados não são recomendados. No Estado, a porcentagem é de 17,61%. Em Balneário Camboriú, de 14 pontos analisados, cinco pontos estão impróprios para banho. Em Bombinhas, de oito analisados, todos são recomendados. Em Florianópolis, entre os locais impróprios estão a Praia da Saudade, Praia da Armação do Pântano do Sul, Praia do Meio, Praia do Balneário, Praia do Bom Abrigo, Praia do Jardim Atlântico, Praia José Mendes, Praia do Matadouro, Praia do Meio, Praia dos Ingleses, Praia Brava, Beira-Mar Norte, Praia Ponta das Canas e Lagoa da Conceição. A pesquisa de balneabilidade é realizada pela Fatma desde 1976. É feita com a coleta de amostras da água do mar em mais de 180 pontos dos 500 quilômetros da costa catarinense.

Okeanós: energia no balanço das ondas

As enormes “serpentes” do Projeto experimental Okeanós
Quem passa por Póvoa de Varzim, cidade do litoral norte de Portugal, avista no horizonte três enormes “serpentes marinhas” vermelhas a boiar no mar. Elas são, na verdade, geradores de energia formados por grandes tubos de aço articulados com 37 metros de comprimento cada um. Ao oscilar como cobras com o quebrar das ondas, os geradores acionam as turbinas e produzem energia (enviada à terra por cabos submarinos) sufi ciente para abastecer 1500 casas.
E essa é apenas a fase experimental do projeto batizado Okeanós, o primeiro parque mundial que aproveita o movimento das ondas – e não o sobe e desce das marés, como é mais comum – para gerar energia. Até o fi m de 2011, espera-se que 28 serpentes (ou geradores) estejam em ação para poder iluminar a vida de cerca de 250 mil habitantes da cidade, através de uma fonte limpa, renovável e ainda capaz de poupar ao meio ambiente 60 mil toneladas de dióxido de carbono por ano. Tudo só com o doce balanço do mar....
Rafael Tonon – Revista Vida Simples – 11/2009 / www.planetasustentavel.com.br

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

MAR DE SONS

"Percutindo Mundos", grupo do litoral paulista que participou dos shows que comemoraram os 30 anos do Teatro Lira Paulistana. Depois de navegar por um mês em mares paulistanos, dropando uma verdadeira tsunami de sons em dezenas de shows que comemoraram os 30 anos do Teatro Lira Paulistana, movimento/movimentação que agitou São Paulo nos anos 80, estamos de volta a nossa praia.

Botando mais fogo nesse inferno...

Foto Fernando Alexandre
O verão brasileiro que acabou de começar nesta segunda, dia 21, às 15h47min, terá temperaturas acima das registradas nos últimos anos. Nas regiões Sul e Sudeste, a tendência é que continue a chover na mesma intensidade que vem sendo registrada. A informação é do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A excepcionalidade se deve ao fenômeno atmosférico-oceânico El Niño e ao aquecimento global. O fenômeno se caracteriza pelo aquecimento anormal das águas superficiais no Oceano Pacífico Tropical. A ocorrência afeta o clima regional e global e muda os padrões de vento e o regime de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias. No Brasil, o fenômeno causa mais chuva na região Sul e seca no Norte. De acordo com especialistas do CPTec, em 2008 houve aumento de 0,36 ºC na temperatura do planeta, quando comparado aos registros de 1961. A previsão de um verão mais quente, porém, não representa uma mudança climática definitiva. Para considerar a variação como fixa seria necessário analisar um período de 50 a 100 anos

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Mar dos 30

Show de abertura da comemoração dos 30 anos do Lira Paulistana, no Sesc Consolação, em São Paulo, no dia 17 de novembro. Desde então temos tido o privilégio de estar presente em todas as platéias, nas apresentações da chamada Vanguarda Paulista, que surgiu no antigo porão da Teodoro Sampaio, nos anos 80.