sexta-feira, 30 de outubro de 2009
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Farol da Ponta da Galheta
Foto Fernando Alexandre
No alto do morro, o farol da Ponta da Galheta também pode ser visto da Costa da Lagoa.
O farol da Ponta da Galheta, também conhecido
como o Farol da Barra da Lagoa, está
localizado no alto do morro com um foco a uma
altura de 150 metros acima do nível do
mar. Com um alcance de 16 milhas
náuticas, é ele quem orienta todas as
embarcações que circulam na região. Considerado
tecnicamente como um "farolete", vive constantemente sofrendo depredações, como boa parte dos farois da Ilha
de Santa Catarina.
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Iemanjá é retirado do Mar

Cinco mil anos Submersa
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
ZEUS AO VENTO...

sexta-feira, 23 de outubro de 2009
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
PAISAGEM ESPECULADA

Quem sobrevoar ou passar pela praia do Pântano do Sul, extremo Sul da Ilha de Santa Catarina, neste domingo, dia 25 de outubro, a partir das 10 da manhã, vai perceber uma frase inusitada escrita em grandes letras nas areias de sua praia:
" P A I S A G E M * E S P E C U L A D A "
Não se trata de nenhuma campanha publicitária de lançamento de um novo "resort"; de mais um modernoso campo de golf (com 9 buracos, no mínimo) ou de qualquer mega empreendimento imobiliário "totalmente sustentável" que vai "alavancar o turismo e promover o desenvolvimento" da comunidade.
Trata-se de um poema coletivo escrito nas areias da praia. Um pequeno e triste poema de alerta. E um desesperado aviso aos navegantes: estão destruindo nosso mar, nossas praias, nosso pântano e nossos morros. Estão destruindo nossas vidas.
Esse pequeno poema de alerta vai ser escrito por todos, que podem levar para a praia pás de todos os tamanhos e formas, enxadas, ancinhos, baldes e latas. Ou seja: qualquer ferramenta que sirva para cavar a areia e escrever na praia o alerta.
A idéia do evento surgiu da tensão existente hoje entre a especulação imobiliária e os anseios de boa parte da comunidade da região em preservar a Planície do Pântano do Sul, transformando-a em um parque natural protegido.
A manifestação - que será devidamente documentada do alto - ficará visualmente ainda mais interessante se as pessoas puderem vestir roupas amarelas (calça, ou camiseta, vestido, boné, etc).
O ponto de encontro é em frente ao "Bar e Restaurante Pedacinho do Céu", lado direito de quem chega na praia, as 10 da manhã deste domingo. Onde depois (e durante também) do evento, poderemos confraternizar, cervejar, petiscar e provar uma deliciosa "sopa de siri com letrinhas" preparada especialmente pela Comandante Zenaide para a ocasião.
Promovem o evento o Grupo Rosa dos Ventos ( http://grupo-rosadosventos.blogspot.com, www.gruporosadosventos.com.br); o Núcleo Gestor Distrital do Pântano do Sul do PDP; Cine-Clube Armação; INMMAR - Instituto para o Desenvolvimento de Mentalidade Marítima; ABA - Associação do Bairro dos Açores e Rádio Comunitária Campeche. Apoio do Bar e Restaurante Pedacinho do Céu.
Para contatos: Silvana Macedo (48) 3233-0083; Gert Schinke: 8424-3060; Raquel Macruz: 8455-5932.
O quê - Evento Cultural Paisagem Especulada.
Onde - Pântano do Sul
Como Chegar - De ônibus até praia do Pântano do Sul, à direita na praia em frente ao Restaurante Pedacinho do Céu.
Quando - Dia 25/10/09 (domingo)Horário: 10:00 da manhã.
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
LULA VAI A LEILÃO !
A lula gigante encontrada na terça-feira da semana passada na Praia do Campeche, vai a leilão! Isso mesmo. Com aproximadamente 4 quilos e medindo mais de um metro, a lula vai ser leiloada neste final de semana, no dia 24, com lance minímo de R$ 250,00.
Parte da renda será doada para a APLG - Associação de Proteção as Lulas Gigantes. Maiores informações e lances podem ser obtidas no ZECA BAR E RESTAURANTE, na praia do Campeche, Florianópolis.
Segundo biólogos da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), esta lula não é comum na costa e sim em alto-mar. O animal pode ter encalhado ou enroscado em alguma rede de pesca. Pesquisadores afirmam que aqui no litoral é comum encontrar lula, mas que pese em torno de 100 gramas.
domingo, 18 de outubro de 2009
Rick . 5

sábado, 17 de outubro de 2009
MAR DE SANGUE
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
MAR DE ARTISTA



O artista plástico Marcelo Baptista inaugura neste domingo, às 19 hs, a Galeria de Arte Barca da Lua, na praia dos Açores, no sul da Ilha de Santa Catarina, onde estarão expostas permanentemente, pinturas e esculturas de sua autoria. Formado pela Escola Nacional de Belas Artes de Montevidéu, Marcelo é também professor, participou de diversas exposições e concursos e tem obras suas espalhadas pelo mundo inteiro. Mora há 10 anos no Sul da Ilha e foi nosso parceiro em algumas atividades culturais, entre elas o Centro Cultural Zé Perello(Pântano do Sul) e o Epicentro Cultural Boca da Bernunça (Armação).
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Teatro na Praia. E de graça...

quarta-feira, 14 de outubro de 2009
BOA VIAGEM!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009
OUTROS MARES...
Filme de Gabriele Salvatores, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1992. O cenário é uma pequena ilha grega do mar Egeu. A trilha sonora é dos músicos Giancarlo Bigazzi e Marco Falagiani. Preciosidade.
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Barca de Livros
morrer
como uma barca
.
morrer
entre meus livros
.
lendo
como Petrarca
.
escrevendo
como Flaubert
.
afundar entre meus livros
como quem afunda numa mulher
Paulo Leminski - Poema inédito "tarrafeado" por Alice Ruiz e Ademir Assunção quando preparavam a exposição "Paulo Leminski: 20 Anos em Outras Esferas" no Itaú Cultural - São Paulo. De quinta 1 de outubro a domingo 8 de novembro de 2009 - terça a sexta 10h às 21hsábado -domingo feriado 10h às 19h.
Itaú Cultural Avenida Paulista 149 [próximo à estação Brigadeiro do metrô]informações 11 2168 1777 atendimento@itaucultural.org.br
terça-feira, 6 de outubro de 2009
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
TERRA DE TORNADOS
Tornado na Praia da Cachoira do Bom Jesus, Ilha de Santa Catarina, Brasil, no dia 02 de março de 2008. Imagens de Sérgio Schmiegelow.
SUL É O SEGUNDO NO MUNDO
Pelo menos sete tornados atingiram Santa Catarina e o Rio Grande do Sul no mês passado. A informação é do serviço meteorológico privado MetSul, com base na análise de imagens dos estragos. Em setembro, o fenômeno causou pelo menos 14 mortes no Brasil e na Argentina.O perímetro compreendido pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, oeste do Paraná e pelo norte da Argentina e Paraguai é a segunda maior área em incidência de tornados do mundo.
Apenas a planície central dos Estados Unidos oferece condições mais propícias para o fenômeno. A conclusão é de um estudo do Laboratório Nacional de Tempestades Severas, dos EUA. Segundo a pesquisa, as condições climáticas geradas pelo choque de massas de ar frio da Patagônia com ventos tropicais formados na Amazônia propiciam a ocorrência de tornados, em média, 15 dias por ano no norte argentino e no Sul do Brasil.
Na província argentina de Misiones, o estrago foi generalizado, e 10 pessoas morreram no dia 7 de setembro. Na cidade de Guaraciaba, Extremo-Oeste de Santa Catarina, quatro pessoas morreram.Não há estudos que relacionem o aquecimento global a tornados no Sul. Essa evidência existe apenas para furacões, um fenômeno diferente.
Um tornado é um pequeno porém intenso redemoinho de vento, formado por um centro de baixa pressão durante tempestades. Se o redemoinho chega a alcançar o chão, a repentina queda na pressão atmosférica e os ventos de alta velocidade (que podem alcançar mais de 500 km/h) fazem com que o tornado destrua quase tudo o que encontrar no meio de seu caminho.
domingo, 4 de outubro de 2009
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
MARES DE ARTISTA

Largo das Artes - Rua Luis de Camões,2
Tel/fax: (21) 2224-2985
Rio de Janeiro
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Tarrafada no Mar de Lama
