terça-feira, 12 de junho de 2018

TAINHAS; TERMINA A PESCA INDUSTRIAL


Traineiras estouram limite de cotas em 10 dias e temporada é encerrada mais cedo

Em 10 dias, as 37 embarcações licenciadas para capturar tainha no Sul e Sudeste brasileiro extrapolaram o limite de captura. Outras 13 traineiras terão até quarta-feira para pescar

EVERTON PALAORO, ITAJAÍ 

A temporada de pesca industrial da tainha teve tempo recorde este ano. Em reunião no sábado (09), os armadores decidiram encerrar a safra ao final da noite de domingo (10). Em 10 dias, as 37 embarcações licenciadas para capturar o pescado no Sul e Sudeste brasileiro extrapolaram o limite de captura. Outras 13 traineiras, que receberam a autorização apenas na semana passada, terão até quarta-feira para cercar o restante da cota de tainhas. No total, as empresas foram liberadas a capturar 2.221 toneladas do peixe.

O diretor industrial Antônio Linelli conta que o grande volume de tainhas alterou a rotina da indústria em Itajaí. Segundo ele, o tempo médio para processar o pescado trazido por uma embarcação é de dois dias. “As empresas já vem amargando um prejuízo enorme e ainda há muito peixe lá fora. O volume é alto e a cota é pequena. A safra em 10 dias tem sido com um volume muito grande e, parando essa safra, dentro de três dias as empresas estão paradas em relação à tainha”, projetou.

O presidente do Sindipi (Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região), José Jorge Neves Filho, ressalta que a parada na pesca da tainha é para manter uma safra sustentável, que não prejudique as pescas dos próximos anos. “Esse ano conseguimos que mais barcos pesquem e queremos cumprir a questão da cota. Tivemos uma superprodução de pescados, estamos satisfeitos e agora vamos respeitar o que prometemos. Por isso, estamos pedindo aos associados para que parem a pesca para honrarmos o nosso trato”, argumentou o presidente.

(Do https://ndonline.com.br/)

Nenhum comentário: