sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

MANEMÓRIAS

Acervo Casa da Memória de Florianópolis.

MEMÓRIA DO RIO DO MEIO

Praia de Jurerê - Década de 1970



Naquele tempo a comunidade de Jurerê mais antiga era conhecida por Caldeirão e os moradores viviam da roça e da pesca. O extenso e caudaloso Rio do Meio (foto) atravessava toda a planície desta localidade. Neste rio e do Faustino a pesca de camarão, siri e peixe era farta, como a de arrastão e em alto mar. Quando guri, junto com amigos nativos, me banhei nestes rios e pesquei muitos siris e camarões.

Com o passar dos anos a mudança da paisagem foi se transformando com a ocupação extensiva sobre a planície de restinga, campos comunais de capoeiras e capoeirinhas, mangue e áreas agrícolas abandonadas. O soterramento e alteração de leitos de pequenos rios, com destaque o saudoso rio do Meio, a substituição da vegetação arbustiva e arbórea e de restinga que se encontrava em estágio de regeneração foi substituídas por vegetação exótica de sombra e jardim.

Hoje a paisagem é marcada pela ocupação suburbana balneária turística, com loteamentos modernos, edifícios residenciais, equipamentos de hospedagem permanente e sazonal, beach clubs, que ocuparam a orla e as áreas de preservação permanente ao longo da praia. 
Saudades daquele tempo!...

Nenhum comentário: