sábado, 4 de fevereiro de 2017

FÉ NO MAR



Pântano do Sul celebra a Protetora dos Navegantes
.PROGRAMAÇÃO

De 24/01 a 03/02 - Novena na residência das famílias;

04/02 (Sábado)
19h30min - Procissão pelas ruas do bairro e, em seguida, a Santa Missa;
21h30min - Jantar Dançante*

05/02 (Domingo)
9h30min - Procissão Marítima e, em seguida, a Santa Missa;
12h - Almoço Festivo**
15h - Bingo;

* O Jantar está sendo realizado em parceria com o Casal Imperial da Festa do Divino 2017 e parte da renda será destinada a eles. O convite do jantar custa R$ 30,00, por pessoa, e pode ser adquirido com os membros do CPC, Casal Imperial e seus colaboradores.

** O convite do almoço está sendo vendido no valor de R$ 20,00, por pessoa, e pode ser adquirido com os membros do CPC ou do GIJAC (Grupo de Irmãos Jovens Anjos de Cristo).

Festa vem do século XV
A comemoração e a crença em Nossa Senhora dos Navegantes teve início provavelmente no século XV com os navegadores europeus, principalmente os portugueses. As pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção à Nossa Senhora para retornarem aos seus lares. Maria era vista como protetora das tempestades e demais perigos que o mar e os rios ofereciam. A primeira estátua chegou ao Brasil de Portugal junto com os navegadores. Nossa Senhora dos Navegantes é também conhecida pelo nome de Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Boa Viagem e Nossa Senhora da Esperança. Em Porto Alegre, cidade também de colonização açoriana, Nossa Senhora dos Navegantes é a padroeira. Todos os anos é realizada uma grande procissão no Rio Guaíba, chegando a reunir mais de 100 mil pessoas.
No Candomblé, Iemanjá

Na Bahia e em muitas cidades litorâneas do Brasil, a padroeira dos mares é Iemanjá, festejada no dia 2 de fevereiro. Em Portugal, onde a crença teve origem, a festa realiza-se no dia 15 de Agosto, com procissões em várias comunidades de pescadores por todo o país. Uma delas realiza-se em Cascais entre os dias 3 e 15 de Agosto. Durante esta semana, a população reúne-se na Baía de Cascais para uma grande mostra gastronómica e artesanal e ainda o lançamento de fogos de artifício todos os dias. No final, dia 15, festeja-se Nossa Senhora dos Navegantes numa procissão pelas ruas da vila de Cascais e depois de barco até o meio da Baía, onde se dá a Benção do mar e da vila.

Nenhum comentário: