quarta-feira, 3 de agosto de 2016

OSTRAS AMEAÇADAS


O cultivo de moluscos marinhos é responsável por uma expressiva parcela da produção mundial de pescados, pois apresenta diversas alternativas para instalação dos cultivos e facilidade de captação e produção de sementes. Dentre os moluscos cultivados mundialmente as ostras se destacam, sendo a espécie mais cultivada a ostra-do-pacífico (Crassostrea gigas). No Brasil, o estado de Santa Catarina é o maior produtor desta espécie com 21,65 mil toneladas produzidas em 2014, que representa 98% da produção brasileira, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, a produção nacional em cativeiro desta espécie, e de outros moluscos como vieiras e mexilhões, corre riscos devido à infestação de um verme anelídeo chamado Polydora hoplura. É o que alertam os biólogos Álvaro Migotto, do Centro de Biologia Marinha da USP, e Vasily I. Radashevsky, especialista mundial em poliquetas, do A.V. Zhirmunsky Institute of Marine Biology da Rússia.

No estudo publicado recentemente pela Marine Biodiversity eles relatam a presença destes vermes em conchas e moluscos nativos do litoral de São Paulo. Além disso, de acordo com Migotto, pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina já confirmaram a presença de poliquetas nos plantéis de ostras catarinenses, mas ainda não se sabe quais seriam as espécies de Polydora, nem os possíveis impactos negativos que elas poderiam causar a esses cultivos.

O verme Polydora hoplura é uma espécie invasora natural do Oceano Pacífico pertencente à classe Poliqueta. Trata-se de vermes perfuradores de conchas, que escavam pequenos canais na estrutura calcária das conchas dos moluscos, sendo um fator de desequilíbrio no desenvolvimento e na saúde dos animais cultivados. Se o molusco contaminado tem uma concha muito fina, o verme pode atingir o interior mole do molusco. Neste caso, o molusco irá gastar mais energia na produção de material calcário para cobrir e isolar o canal feito pelo verme. Esta energia gasta para proteção deveria ser usada em funções vitais, como alimentação e reprodução, do molusco. Em uma infestação generalizada, a proliferação de P. hoplura pode fazer com que uma única ostra seja perfurada por dezenas de indivíduos, resultando na morte do animal, e consequentemente, prejuízo para o produtor.

Para ler o artigo clique aqui.

(Do http://observasc.net.br/)

Nenhum comentário: