terça-feira, 2 de agosto de 2016

NAVIO NAS TORRES


Navio achado nos escombros do World Trade Center é de 1700

Publicado por João Lara Mesquita 

Desde a tragédia que envolveu as torres gêmeas em 2001, a área em Manhattan vem passando por uma renovação. Em uma das reformas, ao sul de onde as torres ficavam, trabalhadores da construção civil encontraram algo inesperado enterrado a quase sete metros de profundidade: o esqueleto de um navio de madeira muito antigo. A área vinha sendo escavada para ser transformada em um estacionamento de segurança, mas o achado interrompeu o projeto.

Recentemente, cientistas americanos divulgaram um novo relatório sobre a idade do navio encontrado. A data provável de construção da embarcação é 1773. De acordo também com o documento, o navio foi feito em um pequeno estaleiro da Filadélfia.

Os cientistas também divulgaram que a madeira usada no navio é do tipo carvalho branco. Pedaços por pedaços do carvalho foram documentados e levados para o Laboratório de Conservação Arqueológica, em Maryland, para ser embebido em água para manter a madeira livre de rachaduras.

Alguns fragmentos da madeira encontrada também foram enviados para pesquisa para um laboratório no Observatório Lamont-Doherty, da Universidade de Columbia.
A equipe de pesquisadores então descobriu que as árvores utilizadas para a construção do navio são de 1773. Os pesquisadores tiveram que encontrar uma correspondência entre o padrão das madeiras do navio e um padrão das árvores vivas e amostras arqueológicas de região e época específicas.


(Do Tree Rings Research)

Nenhum comentário: