domingo, 3 de julho de 2016

SARAGAÇO!


Pescadores fazem 'olimpíada' para celebrar safra da tainha em SC

Evento com representante de 12 ranchos de pesca ocorreu sábado (2).
Entre as provas, estava limpar três tainhas em menos tempo.

Do G1 SC
Pescadores de Bombinhas, no Litoral Norte catarinense, realizaram neste sábado (2) uma competição entre doze ranchos de pesca para celebrar a safra da tainha, segundo eles, a melhor dos últimos 40 anos.

Cada grupo carregava a sua bandeira na competição e chegaram cedo à praia. Ao todo, 24 provas do saragaço, como os pescadores chamam a euforia de quando um cardume é avistado ao mar, foram realizadas.

"Esse encontro tem todo o caráter lúdico de gincana, mas por trás disso tem uma parte muito séria que é o fortalecimento desse grupo de pescadores", diz a organizadora do evento, Telma Mafra.

Entre as prova estava a disputa para ver qual pescador limpava três tainhas em menos tempo.Uma das exigências para a vitória era cortar as tainhas em postas e as ovas deveriam estar inteiras ao fim da competição.

Seu lino foi o mais lento na prova, mas o único a cumprir todas as regras. Por isso, foi considerado o vencedor. "Eu nasci cortando peixe, não se pode perder para quem não sabe fazer essa arte", disse o pescador Lino Lauro da Silva.

Nenhum comentário: