domingo, 3 de julho de 2016

O INVERNO QUE NOS ESPERA!


Julho, Agosto e Setembro de 2016

Inverno com frio típico em SC
Acabou o El Niño

No trimestre, a previsão é de temperatura próxima a abaixo da média climática, em SC. Neste ano, as massas de frio de origem polar devem chegar mais intensas e com frequência ao Sul do Brasil, favorecendo a condição de geada ampla no Estado e por vezes neve especialmente na serra. 

Com relação à chuva, a previsão é de chuva próxima a acima da médiapara Santa Catarina, sendo os valores acima da média mais prováveis de ocorrer no mês de agosto e setembro. 

Julho deve ter períodos mais prolongados sem chuva, no entanto poucos episódios de chuva pode alcançar o total esperado para o mês.

Destaque: Eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, podem ocorrer em qualquer época do ano. Por isso, ressalta-se a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo.

Climatologia (o que se espera para época do ano):

Em cada mês do trimestre, os valores esperados de chuva variam de 115 a 180mm nas regiões Oeste e Meio Oeste, e de 80 a 130mm do Planalto ao Litoral, sendo o Litoral a região que menos chove nesta época do ano. A chuva é preferencialmente causada pela influência de frentes frias, do jato subtropical (ventos fortes em altos níveis da atmosfera) e dos vórtices.

Também é a época de formação e deslocamento dos ciclones extratropicais no litoral Sul do Brasil, que trazem perigo para a navegação e a pesca em embarcações de pequeno e médio porte, devido aos ventos fortes e ao mar agitado, muitas vezes resultando em ressaca.

Outra caraterística do inverno são os nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

A Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

Ao contrário do quem vem sendo observado desde 2015, nos meses de maio e junho de 2016 o fenômeno El Niño entrou em declínio, a água começou a esfriar, apresentando anomalias negativas de TSM (Temperatura da Superfície do Mar) de - 0,5 a - 1,5°C numa faixa estreita do Pacífico Equatorial, embora as regiões tropicais do Pacífico, tanto norte quanto sul, ainda mostrem anomalias positivas de temperatura.

( Do http://www.ciram.sc.gov.br/)

Nenhum comentário: