sexta-feira, 17 de junho de 2016

EM EXTINÇÃO

Você conhece o falso-congro-rosa?

O falso-congro-rosa, “Ophidion holbrookii”, distribui-se da Carolina do Norte ao sul do Brasil. Indivíduos dessa espécie podem atingir 30 cm de comprimento e habitam o fundo marinho vivendo semi-enterrados no sedimento. Para reproduzir, essa espécie coloca ovos em uma massa gelatinosa que flutua na coluna d’água, e por isso os ovos podem ser facilmente predados por outros peixes1.

Antigamente o falso-congro-rosa era pescado de forma direcionada devido à qualidade de sua carne. No entanto, desde meados da década de 90, os desembarques diminuíram drasticamente até o completo colapso devido à pesca excessiva1. Hoje, informações sobre a captura e biologia dessa espécie ainda são escassas, no entanto, há relatos que a espécie vem sendo capturada acidentalmente pela pesca de arrasto de fundo2,3.

A espécie foi categorizada como Criticamente em Perigo na última avaliação do estado de conservação da fauna brasileira, coordenada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). No entanto, ela permanece sem qualquer proteção legal porque em Junho de 2015 a Portaria 445/2014 do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que define a Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção, foi suspensa por liminar federal. É imprescindível revertermos essa situação e restabelecer os efeitos dessa Lista.

(Fonte: 1Tomás, A.R.G. 1996; 2Souza, M. R.; Carneiro, M. H.; Quirino-Duarte, G. & Servo, G.J. M. 2007.; 3Vianna M. e Almeida, T. 2005.)

Nossas espécies ameaçadas de extinção estão desprotegidas. Assine a petição!!! https://goo.gl/Zg44vb

Nenhum comentário: