quinta-feira, 19 de maio de 2016

MUITO PEIXE NA ILHA

Foto Marco Favero / Agencia RBS

Deu muita tainha na manhã desta quarta-feira no Norte da Ilha, em Florianópolis. Só no Santinho e Lagoinha, foram 34 toneladas do peixe. Na primeira praia, duas canoas com seis homens cada foram utilizadas para fazer o cerco, que exigiu rapidez e destreza dos pescadores. Foram 20 toneladas no Santinho e 14 na Lagoinha. Em Florianópolis, este ano, já foram 160 toneladas, segundo a Secretaria de Pesca.

O pescador Antônio Manoel Filho se animou com o primeiro grande cerco do Santinho. Ele conta que havia mais peixes na água, mas não foi possível capturá-los.

Foto Marco Favero / Agencia RBS
— Foi coisa de 15 minutos. Espero que seja o primeiro de muitos, agora acho que vai melhorar — disse. 
Na Lagoinha, também no Norte da Ilha, foram pegas 14 toneladas do peixe nesta manhã, segundo o pescador Bruno Pereira.

— Faz dois anos que não dava tanto um lance assim. O frio é bom, traz o peixe — comemorou.

A pesca artesanal da tainha com canoas de rede de arrasto teve início no dia 1º de maio em todo o litoral catarinense. De acordo com o Federação de Pescadores de SC, cerca de 340 toneladas já foram capturadas, a maior parte no Farol de Santa Marta, Laguna.

Foto Marco Favero / Agencia RBS

No dia 15 de maio teve o início a pesca artesanal para embarcações a motor com rede anilhada, no entanto muitos pescadores ainda não obtiveram a licença obrigatória para a atividade. Na terça-feira, o presidente da Federação, Ivo Silva, viajou para Brasília para conversar pessoalmente na Secretaria Especial da Pesca.

— Com essas mudanças todas no Governo, os responsáveis pela emissão das licenças foram exonerados do cargo e está sem ninguém. Espero ter notícias boas até o fim do dia — disse.

Foto Marco Favero / Agencia RBS

(Do www.clicrbs.com.br)

Nenhum comentário: