quarta-feira, 4 de novembro de 2015

MAR DE BALEIAS



Temporada de baleias foi atípica este ano na região

A temporada de baleias-francas no Litoral catarinense iniciou e encerrou mais cedo este ano. Durante todo o período, de maio a outubro, foram avistados cerca de 58 animais da espécie. Os dados são do Projeto Baleia-Franca (PBF). Geralmente, a temporada inicia em julho e segue até novembro. 

Segundo a diretora de pesquisa do projeto, Karina Groch, a temporada teve início mais cedo e, consequentemente, também terminou antes do previsto. “De maio, quando começou a temporada, a outubro, avistamos cerca de 58 baleias na área de abrangência da APA. Contudo, o número ainda não é oficial, mas ficou perto disso. Apenas posso dizer que foi menor este ano”, avalia.

Os primeiros registros de baleias no Litoral catarinense tiveram início em maio. “Isso não acontecia há anos. Muitas baleias começaram a ser avistadas naquele mês, o que não é comum, porém, foi possível devido à influência do El Niño”, explica.
Assim como teve início com um mês de antecedência, a temporada de baleias também encerrou antes. De acordo com Karina, era para terminar apenas em novembro. No entanto, este ano as baleias já começaram a ir embora. “Faz uma semana que já não há registros de baleias na nossa área de abrangência. Foi com certeza um ano atípico, justamente pelo El Niño, que influenciou na vinda das baleias e alterou o padrão de presença. Porém, tivemos um número atípico de baleias jubarte, espécie que não costuma vir para o nosso Litoral, mas que apareceram este ano”, revela.

Além disso, ressalta Karina, a ocorrência de encalhes foi menor. “Durante toda a temporada tivemos apenas dois registros de filhotes que encalharam mortos nas praias da APA, número que está dentro da média”. 

Um último sobrevoo será realizado e estava marcado para esta semana. Contudo, devido às condições climáticas dos últimos dias, não há previsão de quando irá ocorrer. “Estamos aguardando melhoria das condições do tempo para realizar o último sobrevoo e poder fechar os números da temporada”. O sobrevoo faz parte do Programa de Monitoramento das Baleias-Francas no Porto de Imbituba, em parceria com a SCPar.

(Do Diário do Sul)

Nenhum comentário: