domingo, 15 de novembro de 2015

CULTIVANDO PEIXES



PESCADORES ARTESANAIS E A PISCICULTURA

José Luiz Sardá - Geógrafo

Atualmente a piscicultura na região da Grande Florianópolis apresenta um índice de desenvolvimento superior ao da maioria dos Estados brasileiros. Na praia de Sambaqui, Oeste da Ilha de Santa Catarina, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está desenvolvendo pesquisas com a espécie peixe robalo flecha em tanques redes.

Seguindo exemplo de sucesso no cultivo de moluscos bivalves como mariscos, ostras e vieiras; a criação de peixes em cativeiro surge como uma nova opção econômica, e está sendo utilizada na atividade de turismo rural e de lazer. Há perspectivas a médio e longo prazo de transformar os maricultores e pescadores artesanais da região em piscicultores.

Em 2013 a Associação de Pescadores de Canasvieiras (APESCAN) apresentou à direção do Sapiens Parque uma proposta de cunho socioambiental que consiste em mitigar a extinção da espécie peixe robalo, e contribuir no desenvolvimento sustentável das comunidades pesqueiras artesanais da região.

A idéia é introduzir a reprodução do peixe robalo flecha e outras espécies de peixes, nos lagos a serem construídos no Sapiens Parque e em açudes às margens do Rio Papaquara. Além do repovoamento das espécies, desenvolver atividades de educação ambiental e de lazer nos rios da bacia hidrográfica de Ratones.

Considerando a decadência da pesca artesanal, este projeto propiciaria aos pescadores artesanais da região a viabilização econômica da atividade extrativista, potencializando a geração de emprego e renda, numa relação direta de parceria entre estes profissionais, atendendo restaurantes, bares, pousadas, hotéis e moradores da região.

Idéias desta natureza devem ter apoio das autoridades, dos gestores públicos e empreendedores, pois irão gerar potencialidades e possibilidades para uma melhor qualidade de vida aos pescadores e população da região Norte da Ilha. Torço pelo sucesso, por tratar-se de um projeto que promove o desenvolvimento econômico e socioambiental, aproximando a comunidade do Sapiens Parque.

Nenhum comentário: