quinta-feira, 29 de setembro de 2011

DEFESO DA ANCHOVA

Foto MPA
Com a aproximação do defeso da anchova, que vai de 1º de dezembro a 31 de março, período em que a pesca é proibida para a reprodução dos peixes, o Ministério da Pesca e Aquicultura informou que não será divulgada uma lista dos beneficiados que terão direito ao seguro. Quem se cadastrou no Ministério do Trabalho e Emprego é informado no local se tem direito ao benefício.

Os pescadores de Santa Catarina podem, ainda, fazer a solicitação do seguro nas colônias de pescadores, onde também terão a confirmação do pagamento do benefício.
Apenas os pescadores artesanais com Registro Geral do Pescador (RGP) poderão ganhar as quatro parcelas no valor do salário mínimo (R$ 545 cada), durante o período de defeso da anchova, que ocorre entre 1º de dezembro e 31 de março. O RGP deve ser feito no Ministério da Pesca. O profissional não poderá ter carteira assinada para obter o registro.
COMO PROCEDER
Em Santa Catarina, os pescadores ou pescadoras deverão apresentar seus documentos na superintendência do MPA, na Rua Martinho Calado, nº 21, no Centro de Florianópolis.
O ministério alerta para a seriedade das informações apresentadas. O porte ilegal do RPG é crime. O profissional que fizer uso ilegal perderá o direito ao benefício.
No site www.mpa.gov.br, uma instrução normativa, de 26 de janeiro deste ano, detalha as exigências para o acesso ao seguro defeso.
( Com informações do MPA e DC - www.diario.com.br )


MERGULHE FUNDO, CONHEÇA MAIS...
 A anchova  é um peixe que aparece  por  toda a costa brasileira durante os meses de inverno, sendo  mais comum nos litorais do Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Quando jovens estes peixes formam grandes cardumes mas a medida que crescem vão se isolando.  Frequentam as águas agitadas, nas regiões mais profundas dos costões rochosos, onde ficam a espera das presas. Por causa disto são muito fortes, correm bastante e não se entregam facilmente.

Sua captura é mais fácil nas marés de vazante das luas cheia e nova.

São também muito vorazes, atacando inclusive indivíduos da mesma espécie.
Em épocas reprodutivas os cardumes migram para o alto mar,  onde desovam.

Seu nome científico é Pomatomus saltator, tem corpo alongado e mandibula saliente, com dentes afiados. Sua coloração é azulada no dorso e prateada nos flancos e ventre. Pode alcançar até 1,5 de comprimento e 20 kg.
A anchova é  um dos peixes de escama mais apreciados e com maior valor comercial. No sul do Brasil, a época de defeso da anchova, período em que a pesca é proibida para que a espécie se reproduza, vai de 1 de dezembro a 31 de março.

Nenhum comentário: