domingo, 14 de outubro de 2018

MAR DE SABORES


Sushi Híbrido

Por Nicanor Maria Sanchez

O atual crescimento de restaurantes especializados em comida japonesa, em especial o sushi, tem atraído o interesse dos consumidores em relação à origem dos ingredientes. Porém, a dificuldade dos consumidores não se limita apenas ao manusear os tradicionais hashis, mas também em identificar a procedência da carne de pescado, servido geralmente cru. 
Os pescados que encontramos no mercado podem ser capturados no meio ambiente por técnicas de pesca, cultivados em fazendas de engorda utilizando técnicas de aquicultura, ou até mesmo obtidos com a aplicação de técnicas que combinam captura do meio natural e consequente cultivo em ambientes controlados. 
Para esclarecer os consumidores e categorizar com maior clareza a procedência de alguns pescados, um grupo de cientistas americanos, noruegueses e canadenses estudou a origem de diversos produtos comercializados pelo mundo, propondo uma nova categoria de produtos: os híbridos.

O trabalho publicado na Marine Policy englobou inúmeras pescarias que utilizam técnicas de aquicultura e vice-versa. Os pesquisadores analisaram exemplos que comprovam a adoção da terceira categoria de híbridos, já que empregam ambas as técnicas de obtenção de proteínas provenientes do meio aquático. 
Anchovetas, polacas do Alaska, Lagostas, ostras, vieiras, salmões, atuns, camarões, enguias, mexilhões e carpas prateadas foram as espécies analisadas, sendo grande parte destas categorizadas como híbridos. 
Segundo os autores, a nova classificação pode trazer um melhor entendimento quanto ao crescimento potencial de fontes de alimento e um melhor manejo dos impactos gerados pela produção de pescados, além de esclarecer ao consumidor a verdadeira origem do alimento que esta sendo servido, incluindo o sushi.

Leia o artigo completo clicando aqui.

(Do http://www.observasc.net.br/)

Nenhum comentário: