quarta-feira, 27 de junho de 2018

DEU NA MÍDIA

A imagem pode conter: área interna

Festa do Divino mobiliza comunidade do Pântano do Sul

Eventos vão até domingo na Capela São Pedro, no salão paroquial e na residência do Casal Imperial

CARLOS DAMIÃO

A comunidade do Pântano do Sul está mobilizada na realizaçãa da Festa do Divino Espirito Santo 2018,que encerra no próximo domingo (1/7); O evento religioso começou no domingo (24), com a procissão do Sagrado Coração de Jesus e as festividades seguem durante toda a semana com novenas, procissões, shows e atrações culturais.

Será entregue o Registro das Festas do Divino Espírito Santo do Município de Florianópolis, considerando Bem de Natureza do Patrimônio Imaterial ou Intangível do Município, no Livro de Celebrações. As festas são tradicionalmente realizadas nas comunidades do Centro, Trindade, Ribeirão da Ilha, Monte Verde, Prainha, Estreito, Rio Tavares, Pântano do Sul, Campeche, Lagoa da Conceição, Santo Antônio de Lisboa, Rio Vermelho, Barra da Lagoa e Canasvieiras. Os municípios convidados são; Governados Celso Ramos, Bombinhas e Santo Amaro da Imperatriz além da comunidade do Bairro Enseada de Brito em Palhoça.

As festividades do Divino Espirito Santo já ocorreram em sete comunidades; Centro, Trindade, Ribeirão da ilha, Monte Verde, Prainha, Cachoeira do Rio Tavares e Estreito.

Nesta quarta-feira (27), às 20h, haverá novena na residência do Casal Imperial. Na quinta-feira (28), já no clima da festa de São Pedro (29), ocorre a procissão de São Pedro, a partir das 19h30, com saída da Capela dedicada ao santo. Na sexta (29), dia de São Pedro, haverá missa às 19h, seguida de jantar-dançante no salão paroquial. No sábado, (30), o cortejo sairá às 19h15 da residência do Casal Imperial. Depois, missa, show e atrações gastronômicas. No encerramento, domingo (1/7), o cortejo sairá às 9h da residência do Casal Imperial. Na sequência, missa, almoço e atrações culturais, culminando coma entrega da coroa ao Casal Imperial 2019.

O Casal Imperial deste ano é formado por Claiton dos Sanrtos e Fabiana Schroeder dos Santos.

Considerada a maior festa popular do Arquipélago de Açores esta herança cuiltural, em Florianópolis, faz parte da programação de comemoração aos 270 anos da presença açoriana em Santa Catarina.

Promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude através da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, o evento recebe o apoio da Prefeitura desde 2010, com o objetivo de fortalecer as Festas do Divino nas comunidades.

(Da Coluna Carlos Damião, no ND)

Nenhum comentário: