quinta-feira, 29 de março de 2018

CUIDANDO DOS MORADORES DO MAR

  1. Foto: R3 Animal

  1. Rio Vermelho ganha o maior centro de reabilitação de animais marinhos do país
  1. Os animais marinhos resgatados em Santa Catarina que precisarem de reabilitação para retornarem ao habitat natural vão ganhar um local novo e especial só para eles. O maior Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos do país será inaugurado no Rio Vermelho em Florianópolis, no dia 28 de março. A obra, executada pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), terá 3 mil m² de área construída e poderá receber mais de 170 animais marinhos ao mesmo tempo.

  2. O Centro está localizado dentro do Parque Estadual do Rio Vermelho e será administrado pela Associação R3 Animal, através de uma parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC) e a Polícia Militar Ambiental. A R3 é uma das instituições executoras do PMP-BS. Este será o maior local especializado em reabilitação e despetrolização de animais marinhos do Brasil.

  3. Serão 12 piscinas, sendo uma para abrigar pinguins, uma para aves voadoras, uma para golfinhos, uma para lobos/leões marinhos e oito para uso misto. O Centro ainda contará com ambulatório, salas de estabilização, internação e isolamento, laboratório de análises clínicas, sala de necropsia, para o caso dos animais encontrados mortos, cozinha para preparação de alimentos para animais e área administrativa. No total, haverá a capacidade para receber 120 pinguins, 50 aves voadoras, dois leões/lobos-marinhos e um golfinho, simultaneamente.

  4. Localizado dentro de um Parque Estadual, o Centro atenta para a sustentabilidade e terá seu próprio sistema de tratamento de efluentes, captação de água da chuva e sistema de energia fotovoltaica. Desde o início do PMP-BS, em 2015, a Associação R3 Animal já realizou 563 solturas de animais marinhos reabilitados. É bom frisar que o Centro de Reabilitação não será aberto para visitações. Vale lembrar que a reabilitação dos animais marinhos já era feita pela Associação R3 Animal antes da criação do PMP-BS.

  5. Em caso de avistamento de animal marinho ferido ou morto, recomenda-se manter a distância, evitar aglomerações e acionar imediatamente a instituição, pelo telefone 0800 642 3341.
(Do http://www.jornalconexao.com.br/)

Nenhum comentário: