domingo, 7 de janeiro de 2018

SEREIAS AFOGADAS

Em 2017, no Recife, presenciou-se até a abertura de uma fábrica de caudas para os fãs da prática. Foto Diário de Pernambuco

Prática do sereísmo aumenta risco de afogamento no Brasil, alerta Inmetro
No Brasil, em média 17 brasileiros morrem afogados todos os dias

De colares de 'pérolas' à caudas de sereia, a moda do sereísmo está cada vez mais forte no Brasil. Em 2017, no Recife, presenciou-se até a abertura de uma fábria de caudas para os fãs da prática. Mas, neste verão, todo cuidado é pouco para evitar afogamentos, quem alerta é o Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

No Brasil, em média, 17 brasileiros morrem afogados todos os dias, desses, 51% ocorrem com crianças na faixa de 1 a 9 anos de idade , em piscinas. Segundo a Instituição uma das causas pode ser provocada pelo uso da cauda de sereia. "Tomada pela fantasia, a pessoa pode imitar uma sereia, mas tem seus movimentos dificultados pelo uso do acessório e fica impedida de flutar. Isso a expõe a situações de perigo, que podem resultar em afogamento e morte”, alerta o diretor de Avaliação da Conformidade do Instituto, Luiz Antonio Lourenço Marques.

Dentre os riscos citados eles destacam três principais;
Prende as pernas e os pés do usuário, impedindo a flutuação;
Compromete o equilíbrio, dificultando inclusive ficar de pé;
Pode levar ao afogamento de forma silenciosa, até em piscinas rasas, mesmo para nadadores experientes.
A campanha promovida pelo Inmetro busca alerta pais e responsáveis sobre os perigos de vestir o acessório. Para discutir o tema, o grupo criou ainda uma Comissão Técnica, formada pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa); pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP); e pela ONG Criança Segura Safe Kids Brasil.

(Do http://www.correiobraziliense.com.br/)

Nenhum comentário: