domingo, 28 de janeiro de 2018

MAR DE ILHAS

O ponto em vermelho é a pequena ilha das Couves.

Ilha das Couves, pequena e sensível, sofre com superlotação turística neste verão

Como todas as outras, a ilha das Couves, em Picinguaba, Ubatuba, é um local extremamente sensível à presença humana. Desabitada, sem água, tem apenas 58 hectares cobertos por mata atlântica. É circundada por costões rochosos, tem duas pequenas e lindas praias; a água do mar é quase sempre morna e, normalmente, transparente. O exemplo típico do que se convencionou chamar de… ‘paraíso’. Mas ela tem um sério problema: está muito próxima da costa, a menos de 15 minutos de lancha. Essa localização pode ser fatal.

Turismo desordenado ameaça ilha das Couves

A partir da pequena vila de pescadores de Picinguaba, é possível chegar em Couves em poucos minutos. Com a escassez de peixes, o turismo passou a ser o foco do pessoal da vila. É aí onde mora o perigo.

A outrora vila de pescadores de Picinguaba

Experimentamos ‘googar’ “ilha das Couves”. Surgiram quatro páginas com as chamadas típicas:

‘Ubatuba Tour faz roteiro para Ilha das Couves passando por cachoeira’; ‘Ilha das Couves: natureza e praias paradisíacas’; ‘Ilha das Couves – Águas Cristalinas em Ubatuba’; ‘Hotéis próximos a: Ilha das Couves. Reserve já o seu‎’…e por aí afora. O resultado? Vejam a foto abaixo, tirada das redes sociais neste início de ano.


Foto de matéria do G1 tirada das redes sociais

Ou essa de baixo que o Mar Sem Fim achou no FB…


Não há litoral que resista a tanta gente. Onde vai parar o lixo produzido? Como fica a mata pisoteada? É preciso por ordem na baderna.

Exemplos de destruição causada pelo turismo desordenado estão por toda parte. Pipa, no Nordeste; Atalaia, em Salinópolis, na região Norte; Camboriú, no Sul; ou mesmo o mais que conhecido Guarujá, no Sudeste, são apenas alguns do exemplos. As autoridades de Ubatuba têm que tomar medidas imediatas. O caso de Couves é ainda mais grave por ser uma ilha, um local de solo extremamente árido, onde o simples pisar na grama impede que a vegetação se regenere por muito tempo.

Ministério Público Federal procura uma saída para o turismo na Ilha das Couves

De acordo com matéria do G1 a prefeitura de Ubatuba reconheceu o problema e faz um estudo para o turismo na área. A prefeitura informou que na primeira semana de 2018 cerca de dois mil turistas passaram pela ilha! Considerando que cada pessoa produz em média 1,5 kg de lixo por dia, que elas fazem suas necessidades fisiológicas na água, que a grande maioria usa cremes e loções, seja para evitar o sol, seja para se bronzear, pode-se imaginar o tamanho do perigo que Couves, sem nenhuma infraestrutura, enfrenta.

O poder público, como sempre, atrasado

Era de se prever que isso iria acontecer. 2018 não foi o primeiro ano em que Couves foi assolada pela horda de turistas. No ano passado já havia sinais claros que isso estava acontecendo. Mas, no país de Macunaíma, o poder público é incapaz de planejar. Tudo o que faz é correr atrás do prejuízo. A matéria do G1 diz que o “plano da prefeitura deve ficar pronto em Agosto! Oxalá a ilha das Couves resista até lá.

Pessoas de bom senso se manifestam

Dois dias depois de escrever esta matéria recebo um correio de um amigo, pessoa séria, engajada na causa do meio ambiente. Trata-se do chefe do Parque Nacional Marinho do cabo Orange, na divisa do Brasil com a Guiana Francesa, o oceanógrafo Ricardo Mota Pires. Eu o conheci quando fiz a última série de documentários para a TV Cultura, justamente no derradeiro episódio. Ele leu esta matéria e não se conteve. Vejam o recado e copiem o exemplo. Se você gosta do mar, se frequenta esse ambiente e quer que seus filhos e netos possam fazer-lo, participe! Só reclamar, ou ‘curtir’ no Face, não adianta rigorosamente nada!

Oi João

Não sei se lembra de mim, mas sou o chefe do Parque Nacional do Cabo Orange, tudo bem? Vi a sua matéria sobre a ilha de Couves e lembrei que quando passei por lá, trazendo o meu barco para Oiapoque, a realidade era bem diferente. Foi no ano de 2003. Envio duas fotos, da época. Note que já há uma tenda armada na praia. Era o início do caos……Grande abraço

Ricardo Motta Pires
oceanógrafo

Parque Nacional do Cabo Orange

A Ilha das Couves em 2003, ‘o início do caos’ , foto de Ricardo Motta Pires

Assista um trailer da ilha das Couves, e veja o que está em jogo. Lembre-se, ela é um patrimônio de todos os brasileiros. Os atuais, e os que ainda virão. Ninguém tem o direito de destruí-la. Ajude a conservar-la como mostra este vídeo.

(Do https://marsemfim.com.br/)

Nenhum comentário: