quarta-feira, 18 de outubro de 2017

MAR DE TAINHAS

Foto Leonardo Bittencourt
 Livro sobre a pesca da tainha é lançado durante a Marejada

O fotógrafo itajaiense Leonardo Bittencourt lança neste mês de outubro, durante a Marejada, seu primeiro livro que fala sobre a cultura da pesca mais tradicional do litoral catarinense, a pesca artesanal da tainha.

Intitulado, “PESCA DA TAINHA - Tradição do Litoral Catarinense” , o livro traz uma narrativa visual, dinâmica e envolvente sobre esta modalidade de pesca, considerada patrimônio histórico, artístico e cultural do Estado de Santa Catarina. 

Realizado durante a safra de 2016, fotografias em preto e branco mostram o cotidiano dos ranchos de pesca, a espera pelos cardumes, o frenesi do cerco, a contagem dos peixes e o envolvimento da comunidade local. O livro conta com fotografias aéreas, realizadas com drone, que proporcionam uma visão ampla e única do processo. 

Uma mostra com algumas das fotografias do livro percorrerá as principais cidades do litoral catarinense nos próximos meses. Durante as mostras o livro autografado pelo autor poderá ser adquirido.
Onde encontrar:

Sobre o autor

Leonardo Bittencourt é fotógrafo, impressor e proprietário do Studio Ritratto, onde realiza trabalhos editoriais e retratos. Seu trabalho autoral transita entre o documental e o artístico enfatizando temas ligados às suas raízes e seus ideais. O litoral e a forma como o homem se relaciona com o mar é um tema recorrente em suas fotografias. Pesquisador de processos clássicos de impressão, em especial a Impressão com Platina/Paládio (1873), além de outras técnicas do século XIX.
Maiores informações: http://www.leobittencourt.com.br (47) 3348-4684 / (47) 99192-3088

Nenhum comentário: