terça-feira, 31 de outubro de 2017

MAR DE SARDINHAS



Portugal e Espanha proibirão a pesca da sardinha em 2018?

O Conselho Internacional para a Exploração do Mar (ICES) divulgou, de forma categórica, em Outubro de 2017: a pesca da sardinha símbolo de Portugal deverá ser proibida em 2018 face à redução acentuada dos estoques na última década.

“Deve haver zero capturas em 2018”, recomenda o ICES, entidade científica consultada pela Comissão Europeia para dar parecer sobre as possibilidades de pesca com base nos seus estudos.
O que aconteceu com os estoques de sardinha?

Nada além da sobrepesa, problema mundial que líderes, com medo de desemprego, ignoram. Segundo o ICES, os estoques de sardinha decresceram de 106 mil toneladas em 2006, para 22 mil em 2016. Outra especialidade lusa, o bacalhau, está a beira da extinção, portanto, é bom levar em conta a recomendação antes que seja tarde demais.
A sardinha, como o bacalhau, está perto do fim, como atesta o ipma.pt. Mesmo assim o governo reluta em proibir a pesca.

O pessoal da pesca reagiu. O presidente da Associação de Produtores da Pesca do Cerco disse estar “perplexo” com a recomendação do organismo, sobre a suspensão por 15 anos, considerando que é um “cenário apocalíptico” e injustificado.

Pressionado, o governo português, através da ministra da pesca, disse que…

…Nossa decisão nunca será de parar a pesca e, muito menos, por um período de 15 anos, isso seria impensável

Histórico do estoque de sardinhas em Portugal

Em 2016 o organismo científico recomendou que Portugal parasse por completo a pesca da sardinha durante um período mínimo de 15 anos para que o estoque voltasse a níveis aceitáveis. Outro órgão, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I. P. (IPMA, I. P.), um instituto público, integrado na administração indireta do Estado, diz que “a biomassa de sardinha tem diminuído desde 2006 e encontra-se no mínimo histórico. A mortalidade por pesca decresceu 60% de um pico observado em 2011 e em 2014 foi semelhante aos valores registados no período entre 1990 e 2005.” Apesar disso, a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, admitiu que os limites de captura de sardinha para Portugal e Espanha possam ultrapassar as 14 mil toneladas, quando em 2017 foram de 17 mil toneladas.Sardinha símbolo de Portugal (Foto: dn.pt)
Mesmo com os dados científicos, os dois países ‘dão um jeitinho’

Portugal e Espanha rejeitaram o cenário de proibição. Os dois países acordaram fixar em 23 mil toneladas o limite de capturas anual. Portugal divide a quota de pesca de sardinha com Espanha.

Governo português admite ‘certa prioibição’

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, disse que a pesca da sardinha será proibida em zonas da região Centro e Norte, por serem “áreas importantes para a reprodução da espécie”.

Olha aí o medo do desemprego de novo…E Ana Paula acrescentou,

Existem várias propostas em cima da mesa, maioritariamente na região Centro, também existe alguma coisa no Norte. Mas é Norte e região Centro as áreas para onde se equacionam a proibição de pesca da sardinha.
As medidas acordadas entre Portugal e Espanha

A gestão da pesca da sardinha é realizada por Portugal e Espanha e segue um Plano de Gestão acordado entre os dois países. Ele inclui limitações à captura anual e ao esforço de pesca (máximo de 180 dias de pesca por embarcação e proibição de pesca durante 2 dias por semana, ao fim de semana), períodos de interdição de captura de sardinha (entre dezembro e abril, dependendo da zona da costa) e mais recentemente limites à captura de juvenis. O tamanho mínimo de desembarque, 11 cm, está regulamentado a nível Europeu.
Sardinhas em extincão no Pacífico

Cientistas, em artigo na revista da Academia Americana de Ciências (PNAS), dizem que as sardinhas que vivem nas águas do Oceano Pacífico próximas à América do Norte correm grande risco de extinção. Os pesquisadores não sabem explicar o que causou a redução drástica na população dos peixes na região, mas sugerem que condições climáticas desfavoráveis e práticas pesqueiras podem ter provocado a queda.
Que direito têm os pescadores sobre um recurso que pertence a todos?

Os recursos vivos, peixes, crustáceos, moluscos, etc, pertencem a todos. Mas pescadores mundo afora receberam um ‘alvará’ de seus respectivos governos para explorarem esta riqueza em ‘nosso nome’. E não há força no mundo capaz de breca-los. A não ser a extinção.
Sardinha símbolo de Portugal

Não há dúvida de que ela seja um dos símbolos de Portugal. Mas, por isso, têm o direito de acabar com elas? Assista o vídeo desta loja:


(Do https://marsemfim.com.br/)

Nenhum comentário: