sábado, 21 de outubro de 2017

DE OSTRAS & MARISCOS

Esclarecimentos sobre a Interdição
"Desde ontem estamos recebendo muitas perguntas sobre a interdição do consumo dos moluscos no estado de SC. Ficamos felizes que as pessoas estejam nos procurando e realmente interessadas em saber um pouco mais sobre como funciona o monitoramento e o que é verdade e o que é mentira, tendo em vista que muitas informações são desencontradas e as vezes são utilizados muitos termos técnicos que d"ificultam o entendimento. Desta maneira, selecionamos algumas dúvidas que surgiram com mais frequência para esclarecer. Vamos lá!

Mas afinal, o que tem haver as algas com as Ostras e Mexilhões?

As microalgas são a grande fonte de alimento para Ostras e Mexilhões e a existência delas é importantíssima para a cadeia alimentar das espécies e produção de oxigênio nos oceanos.

Mas todas as Algas são Nocivas?

Não todas, alguns tipos possuem toxinas que causam reações diversas, que ao serem ingeridas em determinadas quantidades podem ter efeitos nocivos ao ser humano. Quando ocorre a presença de algas com toxinas nocivas por condições ambientais favoráveis
, procede-se a suspensão do consumo para prevenção da saúde dos consumidores.

Será que os moluscos que consumi ontem me farão mal?

Santa Catarina possui um rigoroso sistema de monitoramento, sendo possível prever e acompanhar a presença de algas nocivas e ficotoxinas em Moluscos Bivalves, antes mesmo de chegarem aos cultivos. Até então não há presença da toxina no Município de Florianópolis, mas por motivo de precaução todo o Estado foi interditado. Este procedimento segue padrões internacionais justamente para que não ocorram casos de intoxicação.

Graças ao trabalho conjunto entre órgãos de controle e aos maricultores de SC é possível ter um produto de excelência e qualidade, exemplo de responsabilidade a ser seguido pelos demais estados do Brasil. Parabéns à todos envolvidos no trabalho de monitoramento, Cidasc, Maricultores e demais órgãos.

Deixe sua pergunta e dúvidas nos comentários, que Amasi se coloca a disposição para esclarecer as questões levantadas."


Nenhum comentário: