sexta-feira, 29 de setembro de 2017

MATANÇA NO MAR

Embarcações de pesca ancoradas: segundo ONG, estima-se que no litoral peruano existam mais de 545 embarcações que estão lá para fazer este tipo de caça


Barbatana de tubarão e matança de golfinhos

Barbatana de tubarão e matança de golfinhos: relação entre a barbatana de tubarões e a matança do predador, e a caça aos golfinhos no Peru.
Segundo funcionário, as exportações têm como destino principalmente Japão, Hong Kong, Cingapura e outros países asiáticos.

A exportação de barbatanas de tubarão para a Ásia aumentou no Peru. E é a principal causa da matança de 15.000 golfinhos por ano, que são usados como isca para caçar os grandes predadores.

Por algum motivo, os asiáticos gostam da barbatana de tubarão!

Foi o que afirmou em entrevista coletiva Paul Phompiu, o vice-ministro de Pesca do Ministério da Produção, destacando que a exportação da barbatana de tubarão aumentou 10% nos últimos anos.
Barbatanas de tubarão tornam-se sopa na Ásia

As exportações têm como destino principalmente Japão, Hong Kong, Cingapura e outros países asiáticos.

Phompiu explicou que existe uma autorização para exportar a barbatana do peixe. Mas que a maior extração é feita por pescadores ilegais, que realizam uma “atividade criminosa”. É preciso perseguir e punir, e destacou:

Estamos indignados com esta situação; o Peru condena a pesca ilegal de golfinhos e tubarões porque são espécies protegidas.

15 mil golfinhos mortos anualmente no Peru

Na véspera, a ONG Mundo Azul informou que 15.000 golfinhos são sacrificados anualmente e que sua carne é usada como isca para capturar tubarões.

Segundo a ONG, estima-se que no litoral peruano existam mais de 545 embarcações artesanais que estão acondicionadas para fazer este tipo de caça. Elas saem no mínimo meia dúzia de vezes ao ano e matam até seis golfinhos em cada incursão.
72 embarcações na caça aos tubarões

Atualmente existem 72 embarcações registradas oficialmente para a pesca do tubarão. Algumas artesanais e outras industriais, disse Phompiu. Não há números oficiais sobre embarcações ilegais.

Os trabalhos de fiscalização e controle se tornam difíceis por causa da extensão do mar peruano. Os pescadores ao chegar ao porto não trazem mais vestígios da pesca ilegal.
Barbatanas de tubarão são consideradas afrodisíaco por asiáticos

Ela disse que para deter a matança de golfinhos se deve enfrentar a raiz do problema, que é o controle da comercialização das barbatanas de tubarões, consideradas afrodisíacas pelos orientais.
Restringir a pesca de tubarões é a solução

Para esta finalidade criaram um Plano Nacional de Ação para os Tubarões, cujo objetivo é agir de “forma firme” a fim de sancionar os infratores. Entre as medidas a serem adotadas estão a restrição temporária da pesca. E da comercialização do tubarão, por se considerar o principal incentivo para a pesca indiscriminada de golfinhos. Outras ações seriam declarar vedadas por tempo determinado e “em casos extremos” a proibição da pesca de golfinhos e tubarões.
Matança anual de tubarões chega a cem milhões de animais

O plano de ação propõe a realização de um estudo científico, a cargo do Instituto do Mar do Peru, para determinar as zonas onde é praticada a pesca indiscriminada de golfinhos e tubarões.

Embora também se utilize a cavala e a lula para pescar tubarões, os pescadores preferem usar a carne de golfinho, segundo afirmam, seu sangue tem um cheiro forte que atrai os tubarões.

(Da AFP. via https://marsemfim.com.br/)

Nenhum comentário: