segunda-feira, 14 de agosto de 2017

ESFRIANDO, ESFRIANDO...

Foto Zélia Studzinski. Dom Feliciano/RS.
Temperaturas abaixo de 5°C no Sul
por Maria Clara Machado 

As nuvens de tempestades já saíram da Região Sul e o sol volta a aparecer ainda junto de bastante nebulosidade, mas não chove na maioria das áreas. Apenas o norte do Paraná, pode ter algumas pancadas de chuva com raios a partir da tarde. Em algumas localidades há chance de chuva forte. 

Uma massa de ar polar começa a se espalhar pelo Sul do Brasil nesta segunda-feira (14), após a passagem de uma frente fria, que trouxe chuva volumosa para a Região no fim de semana. As áreas de instabilidade perderam força e as temperaturas já caíram bastante com mínimas abaixo dos 5°C em diversos municípios, especialmente do Rio Grande do Sul. 

Madrugada fria 

A menor temperatura registrada na manhã de hoje no Sul e no Brasil foi de 1,8°C emQuaraí, na fronteira com o Uruguai, segundo as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Fez 4,1°C em Santana do Livramento, 4,4°C em Alegrete, 4,8°C em Canguçu e 5°C em Bagé. Em Santa Catarina, a menor mínima foi de 3,6°C no Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra e no Paraná, foi de 5,2°C em Clevelândia

Previsão de geada 

O ar polar ainda vai atuar sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina nos próximos dias afastando a chuva. Nesta terça-feira (15), o frio abaixo de 5°C deve se repetir principalmente na região da Campanha gaúcha com condições para geada. Em Quaraí, por exemplo, a temperatura mínima pode ficar próxima ou até abaixo de zero grau. 

Atenção no litoral permanece: Forte agitação no mar no Sul e no Sudeste 

Chuva volumosa

A chuva do fim de semana acumulou mais de 100 mm em municípios do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e do Paraná. Só entre às 9 horas de domingo (13) e às 9 horas desta segunda choveu 52,2 mm em Cruz Alta (RS), 49,2 mm em Canguçu (RS), 41,4 mm em São Joaquim (SC) e 40,2 mm em General Carneiro (PR). 

O Paraná ainda vai receber mais chuva esta semana com a formação de novas áreas de instabilidade vindas do Paraguai. Principalmente o norte do estado deve se preparar para chuva forte já nesta terça-feira e depois na quarta-feira (16). 

(Do https://www.climatempo.com.br/)

Nenhum comentário: