terça-feira, 20 de junho de 2017

MAR DE TAINHAS


BATALHA NAVAL PELA TAINHA PREOCUPA AUTORIDADES EM SANTA CATARINA

O ordenamento da pesca proíbe a captura da tainha por embarcações a motor a menos de 300 metros dos costões e 800 metros das praias, limites que não vem sendo respeitados por alguns pescadores artesanais licenciados para o uso de rede de emalhe lisa (sem anilhas), única capaz de operar nestas condições. Há relatos de cercos junto a costões e mesmo na faixa de arrebentação nas praias.
Evidentemente os pescadores artesanais que cercam a partir das praias com canoas a remo ou caícos a motor de baixa potência partiram para a defesa de seu território pesqueiro legalmente protegido, mas em retaliação os ilegais avançaram com suas embarcações de maior porte ameaçando por a pique as menores. 
Porém, os pescadores de terra vigias, posicionados no alto de um costão, solicitaram socorro a embarcações a motor que pescavam legalmente mais para fora, afiliadas à APPAECSC - Associação dos Pescadores Artesanais de Emalhe Costeiro de Santa Catarina (autorizadas a pescar com rede anilhada em razão de liminar que conquistamos para a entidade pesqueira na Justiça Federal), que prontamente atenderam ao pedido e formaram linha de proteção pacífica entre uns e outros, evitando, assim, potencial tragédia no mar com perda de vidas e patrimônios. 
As autoridades vêm recebendo denúncias acompanhadas de áudios, fotos e vídeos e tomando providências com vistas à punição dos infratores.



Nenhum comentário: