segunda-feira, 22 de maio de 2017

TAINHAS: OS PEIXES QUE PULAM

Rio Mamanguape - Foto J. Pontual
Pescadores do Estuário do Rio Mamanguape, na Paraíba, contam que tainha, tamatarana e curimã (Mugilidae) são os principais representantes dos “peixes que pulam”, fenômeno comportamental relacionado, principalmente, à fuga dos predadores. Estes peixes chegam a sair da água quando acuados por predadores. Pelo fato de conhecerem bem os “peixes que pulam”, os pescadores desenvolveram uma estratégia de pesca específica, denominada de “zangareia”, para capturar os cardumes de tainha.
Esta técnica consiste na fixação de rede vertical disposta longitudinalmente no fundo da canoa. A operação envolve várias canoas e ocorre em noites escuras, preferencialmente na lua nova. Dez canoas ou mais, cada uma contendo dois tripulantes e um “tocheiro” (lampião de querosene), colocam-se em fila dupla em busca de algum cardume de tainha. Os peixes saltam “encandeados” pela luz dos lampiões e ao baterem na zangareia acabam caindo dentro da canoa. Estas informações fazem parte de um estudo realizado por José da Silva Mourão e Nivaldo Nordi.

4 comentários:

Lengo D'Noronha disse...

Caros amigos, lendo este post lembrei-me que na infância, em Itajubá-MG fazíamos algo semelhante só que no rio Sapucaí que passa por dentro da cidade e era um absurdo o número de lambaris que pulava para dentro da canoa.
Abraço aos vizinhos queridos.

Anônimo disse...

oi...estou procurando no google para tirar uma duvida minha e cai aqui, moro no passo de torres divisa do rs com sc entre eles tem o rio mapituba, adoro tomar chimarrão ali na beira do rio e presencio um fato que para mim é curioso os peixes a tardinha pulam de uma lado para o outro acho que é sardinha não sei, vcs podem me dizer pq??hehe posso estar parecendo uma boba, mas estou morredno de curiosidade!!meu email é natira@ibest.com.br aguardo anciosa obrigada

PAULA NATIRA disse...

CORRIGINDO: RIO MAMPITUBA...ERRO DE DIGITAÇÃO HEHE PAULA NATIRA

Anônimo disse...


Faz o seginte negâ : primeiro tens que decidir de qual lado do rio vais ficar, se RS ou SC pois não é boa essa postura ambigua !
Depois tens que largar essa erva-do-diabo que tá te consumindo, visse negâ, tem coisa melhor pra ocupar tuas mãos !
Ah ! tava esquecendo, visse negâ ! Tens que saber DE QUAL lado eles pulam PARA QUAL lado eles caem. Aproveita, e conta quantos pulos o mesmo peixe dá !!
Importantissimo mesmo, é que, mesmo parecendo meio abobada, tens que largar essa porcaria dessa erva, visse negâ !!!