sábado, 6 de maio de 2017

PORQUE HOJE É SÁBADO! E TEM TAINHAS...


Tainha recheada
com farofa de banana

Ingredientes
-1 tainha fêmea com mais ou menos 2 kg, limpa de escamas, vísceras e barbatanas, aberta pela barriga
-tempero completo (misturar tudo)
-1 punhado de sal
-1 pimenta dedo de moça picada, com semente
-pimenta-do-reino a gosto -salsa, cebolinha e coentro frescos a gosto
-2 dentes de alho
-1 folha de bananeira
-barbante para amarrar
Farofa
-1/2 quilo de farinha de mandioca grossa -250g de farinha de milho amarela -3 cebolas cortadas em rodelas -3 dentes de alho picados -100g de bacon picado -1 gomo de lingüiça calabresa defumada picada -3 ovos inteiros -3 tabletes de caldo de camarão -1/2 maço de cheiro verde -1/2 maço de coentro -12 bananas nanicas maduras (tenras) em rodelas de 1cm -1/2 litro de óleo de soja ou similar

Tainha
 

Fazer 5 cortes (talhos) de ambos os lados, como se fosse cortar o peixe em postas. Passar o tempero completo por toda a extensão
do peixe, inclusive na cabeça e pelo lado de dentro da barriga, regar com vinagre. Deixar no tempero por cerca de 30 minutos.

Farofa

Em uma panela grande e funda, no fogo, colocar o óleo. Juntar a cebola e o alho até a transparência colocar a lingüiça calabresa picada e o bacon para fritar, juntar os ovos. Quando estiverem com as claras esbranquiçadas, mexer até desfaze-los. Em seguida, colocar os tabletes do caldo de camarão esfarelados. Depois de agregado o caldo, desligar o fogo. Adicionar a farinha com o óleo ainda quente, mexer bem para homogeneizar a mistura.
Reservar Depois de fria a farofa, adicionar as bananas em rodelas. Mexer com cuidado para não amassar as bananas. Adicionar o cheiro verde e mexer mais um pouco, conferir o sal.

Folha de bananeira

Cortar a folha de bananeira no comprimento da tainha. Sobre a folha aberta, deitar a tainha com a barriga aberta para cima. Encher da cabeça à barriga com farofa em abundância, desde que o corte na barriga possa ser fechado por completo, sem a necessidade de costurar. Enrolar a folha em torno da tainha, embrulhando-a, deixando as extremidades abertas para que o óleo natural e a água na tainha escorram, para que o peixe não cozinhe, mas asse. Amarrar com barbante o bastante para que fique bem selado e firme. Colocar sobre o braseiro em grelha, cerca de 25cm acima das brasas. Virar o peixe de vez em quando, com cuidado ecarinho, até que a folha tome um tom de marrom. Este processo leva, mais ou menos, 45 minutos. Quando chegar ao ponto, tirar do braseiro e colocar sobre uma superfície plana, desenrolar o peixe com cuidado, para que a pelenão saia com a folha servir em telha, forrada com folhas verdes de bananeira. Acompanha arroz, salada, vinagrete, farofa debanana e limão.

Obs: tomar cuidado para que não pegue fogo na folha.
Obs 2: a telha mais apropriada é a do tipo paulistinha, para cumeeiras, pois é mais larga.
(Receita de Isoleta Maria Carranca da Cunha)

2 comentários:

Lengo D'Noronha disse...

Só estou esperando por elas...

ÚÚÚÚ!!!! disse...

Prepara a telha Lengo, que elas já chegaram!