quarta-feira, 17 de maio de 2017

JÁ QUE DEU PEIXE, CONHEÇA A TAINHA DO SEO MANECA!

"Olá cambada de instepô! Hoje vambo prosea da tainha. Não é dos peixes do mo gosto. Prefiro até a anchova. Gosto mexmo é um bom ensopado de curvina. Maji eu sei que tem muito amarelo purai que apreceia mesmo é uma bela tainha grelhada, frita em posta e até escalada no soli. Hoje em dia até fazi umas gaioleta pra mode as baregera não apara imcima do peixe. Tava eu indo lá pro Campeche, convidado pelumcumpadre de lá pra ajudá cume umas tainha que eles pescaro no sábado, de arrastom. Não deu muita, cosa poca mas deu pro gasto e todo mundo tiro a barriga da miséria. Um jacuba bem a moda do manezinho. Eu de tolo não tenho nada pedi pro cumpadre Eriberto me passa a receita que taí excrivinhado tudo bem dereitinho. "

CALDO DE TAINHA A MODA DO MANÉZINHO
(
Pra 6 esfomiado)

3 kg de tainha (2 tainhas médias)
3 tomates e 2 cebolas
1 pimentaum
4 dentes de alho
1 colher (sopa) de orégano seco
1 colher (sopa) de manjericoum
1 colher (sopa) de salsinha
1 colher (sopa) de alfavaca
1 colher (sopa) de cebolinha verde
1 pitada de colorali ou 2 colheres (sopa) de molho de tomate
1 pitada de cominho
Farinha de mandioca
Sali

APREPARO

Di primero limpe as tainhas, corte em postas e reserve. Em uma panela grande, refogue no azeite o tomate, a cebola, o pimentaum e o alho. Junte os temperos verdes, o colorali (ou molho de tomate) e o cominho. Despoji coloque água quente (uns 4 litros) e deixe levantar fervura. Junte o peixe e deixe ferver de 10 a 15 minutos ou até que as postas estejam cozidas, mas firmes.
Tire as postas e separe. Na hora de servir, coloque uma porção do caldo em cada prato, para cada um preparar seu pirão, misturando farinha a gosto. Por último, sirva as postas com o pirão.


Receita do pescador Eriberto José de Souza, da Praia do Campeche, Florianópolis, SC



Geraldo Cunha é ator e diretor de teatro e cinema, formado pelo curso de artes cênicas da UDESC. Desde 1991 encarna o Seo Maneca, personagem que representa o nativo da Ilha de Santa Catarina, o típico manézinho da Ilha.

Um comentário:

Anônimo disse...

Maravilha de receita!

Seo Maneca tá D+ na foto eheheh

Fatima/Laguna