sábado, 27 de maio de 2017

CHUVA E VENTO SUL

Foto Fernando Alexandre

Frente fria se aproxima e traz chuva para o final de semana em Santa Catarina
Temperaturas ficam mais altas nesta sexta-feira, mas voltam a cair a partir de amanhã

REDAÇÃO ND, FLORIANÓPOLIS 

Uma frente fria está se aproximando de Santa Catarina nesta sexta-feira (26), trazendo chuva para todas as regiões no final de semana. As áreas mais próximas com a divisa do Rio Grande do Sul, como no Oeste e na Serra, têm chuva já no período da manhã, enquanto que a instabilidade aumenta nas demais áreas no decorrer do dia, em direção ao Norte. Há chance de trovoadas em pontos isolados.

De acordo com o Climaterra, o céu nublado predomina em todo o Estado. Na Grande Florianópolis, mesmo com o acúmulo de nuvens, há possibilidade de pequenas aberturas de sol durante o dia e a chuva deverá chegar entre o final da tarde e a noite.

As temperaturas também ficam mais altas nesta sexta-feira em toda Santa Catarina. “Na Capital, o começo do dia marcou 21°C, considerado quente para a época do ano. Em maio, o normal costuma ser em torno dos 16°C”, comenta o engenheiro agrônomo do Climaterra, Ronaldo Coutinho. Segundo ele, cidades da região Norte, como Joinville, terão máximas entre 30°C e 32°C. Na Serra, a máxima pode chegar aos 22°C, enquanto que em Florianópolis os termômetros marcarão entre 26°C e 28°C.

O engenheiro agrônomo explica que, além de chuva, a frente fria também poderá trazer queda nas temperaturas, especialmente no fim de semana. Em Florianópolis, o sábado (27) terá entre 16°C e 18°C de mínima e de 20°C a 22°C de máxima. No domingo, a previsão indica de 15°C a 17°C no amanhecer, e de 19°C a 21°C ao longo do dia. Nos dois dias, a nebulosidade permanece, com pancadas de chuva a qualquer hora.

“Apesar de já termos uma queda na temperatura no fim de semana, aquele frio de inverno só volta a Santa Catarina no meio da próxima semana. Até quarta, há tendência de chuva para todas as regiões”, comenta.

Ainda conforme Coutinho, na Grande Florianópolis, a chuva será de intensidade fraca a moderada, de maneira geral. Mas nas regiões Oeste, Centro, Serra e Sul, o acumulado poderá ficar entre 100mm e 200mm de precipitação com temporais localizados, trazendo novos riscos de deslizamentos em áreas vulneráveis.

Conforme a Epagri/Ciram, entre esta sexta-feira e domingo, o acumulado de chuva nas regiões da Grande FLorianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte poderá ficar entre 50mm e 80mm, pontualmente podendo superar esses valores. Há riscos de alagamentos, enxurradas e tempestades com descargas elétricas.

(Do https://ndonline.com.br/)

Nenhum comentário: