sábado, 18 de março de 2017

MARES DO BRASIL

Gravura do Padre Eterno publicada no livro supra citado

Maior navio do sec. 17 foi construído no Brasil


História náutica desconhecida: maior navio do século 17 foi construído no Brasil
Os brasileiros e o mar.

Na segunda metade do século XVII (1666) foi fundado um estaleiro na Ponta do Galeão, baía de Guanabara. Entre outros, ele colocou no mar o galeão Padre Eterno, tida por muitos historiadores como o maior navio existente no mundo na época.

A fonte desta informação é o belíssimo livro “A muito leal e heróica cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro“, editado em 1965 para comemorar os 400 anos da fundação do Rio de Janeiro.

Padre Eterno era um colosso: seis pontes (ou convéses), 180 escotilhas (o que quer dizer 180 canhões). Podia carregar até 4 mil caixas de açúcar de 680 kilos cada. Sua tripulação era de 3 a 4 mil homens.
Vale conhecer nossa história náutica

Nossa história náutica é interessante e surpreendente. A quantidade extraordinária de embarcações típicas ainda em uso é mais uma prova.Pintadas em cores vibrantes, com formas incomuns, ostentando enormes e nostálgicas velas, estas rústicas embarcações são parte de nossa história e trazem poesia e elegância ao nosso litoral. Saiba mais em Embarcações Típicas da Costa Brasileira.

( Do http://marsemfim.com.br/historia-nautica-desconhecida/)

Nenhum comentário: