sábado, 25 de março de 2017

HOMENS E ALGAS


O advogado e escritor Othon da Gama Lobo d'Eça nasceu em Florianópolis em 3 de agosto de 1892. O livro "Homens e Algas", uma de suas principais obras, é um retrato fiel e impactante dos pescadores que viviam em Florianópolis, na metade do século passado. 
Publicado originalmente em 1957, as histórias de Homens e Algas começaram a ser escritas em 1938, na época em que o escritor costumava descansar em sua casa de férias, na Praia de Coqueiros, muitos anos antes do balneário tornar-se o preferido dos moradores da cidade. 

No prefácio escrito em 1957 e mantido nesta nova edição, Othon D'Eça afirma que em Homens e Algas não fez ficção porque o seu intuito foi "gravar, em resumos curtos e secos, verdades vivas e amargas - que valem muito mais que os relevos dos frisos e as galas da imaginação". Faleceu em 7 de fevereiro de 1965, em Florianópolis.

Um comentário:

Ateliê Arte de Gato disse...

Sou bisneta de Othon e primeiramente agradecer a lembrança de meu bisavô, pessoa tão querida e respeitada... obrigada mesmo. Não o conheci, massempre ouvi histórias de seu amor incontestável por esta terra e por esta genthe, principalmente os pescadores. E depois dizer que nosso sobrenome é d'Eça....

Att
Luciana