segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

MORTE NO MAR

 Fotos Projeto Baleia Franca/Instituto /Australis
BALEIA DE 13 METROS ENCALHA NA APA DA BALEIA FRANCA

Uma baleia adulta foi encontrada encalhada morta na tarde deste domingo (26) na Prainha (Guarda do Embaú) em Palhoça. O Programa de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) foi acionado e a equipe do Projeto Baleia Franca/Instituto Australis (PBF/AUSTRALIS), responsável pelo monitoramento daquela área, se deslocou até o local. O animal já se encontrava em avançado estado de decomposição, mas foi possível realizar a biometria e coleta de amostra de alguns tecidos. Trata-se de um adulto macho, medindo 13 metros de comprimento.

O local do encalhe está no limite da APA da Baleia Franca. O local é de difícil acesso e a remoção será um procedimento complicado. O Laboratorio de Zoologia da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC (LabZoo – UDESC) que também faz parte do PMP-BS é responsável pela necropsia dos animais encalhados nesta área. O PBF/AUSTRALIS e o LabZoo – UDESC fazem parte, ainda, do Protocolo de Encalhes da APA da Baleia Franca.
As instituições, juntamente com a APA da Baleia Franca/ICMBio e a Prefeitura de Palhoça, estão avaliando as condições para o procedimento.

Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS)

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da PETROBRAS de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo IBAMA e tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e mortos.

Para isso, será realizado o monitoramento de 2.100 km de praias entre Rio de Janeiro e Santa Catarina. Na primeira fase do projeto, a PETROBRAS firmou contrato com a Fundação Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), que fará o monitoramento de 1.100 quilômetros de praias entre Laguna (SC) e Ubatuba (SP). Já a segunda fase será entre as cidades de Paraty e Maricá, no Rio de Janeiro.

A UNIVALI é a responsável pela coordenação e execução destas atividades junto a uma rede de instituições que atua ao longo do litoral. São elas: Associação R3 Animal, Instituto Argonauta, Instituto Gremar, Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC), Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Instituto Australis, Projeto Biopesca, e Fundação Pró-Tamar.

Protocolo de Encalhes da APA da Baleia Franca

O Protocolo de Encalhes da APA da Baleia Franca é um programa desenvolvido pela equipe desta Unidade de Conservação Federal para prestar assistência aos mamíferos marinhos encalhados na unidade, estabelecendo assim diretrizes entre as instituições executoras deste plano para o desenvolvimento de ações coordenadas para o atendimento destes casos.

A coordenação do Protocolo de Encalhes na Unidade é formada pela APA da Baleia Franca/ICMBio, Projeto Baleia Franca, Associação R3 Animal, Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC/CERES, Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da UNESC, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e Policia Militar Ambiental.

As instituições de pesquisa e conservação que atuam no Protocolo são integrantes da Rede de Encalhes de Mamíferos Aquáticos do Brasil (REMAB), criada pelo ICMBio em 2011 para melhorar o monitoramento e atendimento a encalhes e capturas de mamíferos aquáticos.

Outras informações sobre como ajudar

Em casos de encalhes de animais mortos
- Informe o local do encalhe e outras informações úteis a um dos membros do Protocolo ou do PMP-BS (contatos abaixo);
- Evite se aproximar do animal sob risco de contaminação biológica;

Em caso de animais vivos
- Não tente devolver o animal para a água, pois pode ser perigoso;
- Obtenha fotografias do animal, possibilitando a identificação da espécie e documentação do caso.
- Evite respirar o ar expirado pelos animais;
- Não se aproxime da cauda. São animais grandes em situação de debilidade física, que podem se tornar ariscos com a aproximação de outros indivíduos e, assim, causar ferimentos.

SERVIÇO

APA da Baleia Franca/ICMBio: (48) 3255-6710
Centro Mamíferos Aquáticos/ICMBio: (81) 3544-1056 / 3544-1835
Núcleo de Fauna IBAMA/SC: (48) 3212-3368 ou 3212-3356
Projeto Baleia Franca: (48) 3255-2922/ (48) 9919-4400
UFSC / Laboratório de Mamíferos Aquáticos: (48) 37217150
Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da UNESC (Criciúma): (48) 3431-2573
UDESC: (48) 9696-6025
Polícia Militar Ambiental: Laguna:(48) 3644-1728/ Maciambú: (48) 3286-1021/ Florianópolis: (48) 3269-7111/ Maracajá: (48) 3523-1870
Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS): 0800 642 3341

Nenhum comentário: