terça-feira, 1 de novembro de 2016

O PÂNTANO DO SUL...


PÂNTANO DO SUL

Na Ilha de Santa Catarina, uma enseada regida pelo vento sul e pela dinâmica do mar é limitada por uma frágil barreira diante do oceano. Alguns locais da planície ficam tão próximos do nível do mar, que se houver alteração na paisagem, podem ser reconquistados pelas águas.
Abriga uma comunidade tradicional de pescadores, que almeja diversificar suas oportunidades de renda, desde que estejam a altura e valorizem a sua importante e bela cultura.

Empreendimentos de impacto nocivo são rechaçados pela própria comunidade, que hoje não é mais tão facilmente iludida por modelos globalizados, diferentes da sua realidade, que já excluíram comunidades semelhantes em outras praias da própria ilha. Preferem soluções associadas à conservação da cultura, pesca e natureza. É um desafio para gerações de planejadores e tomadores de decisão.

Os velhos estilos de planejamento urbano podem estar com os dias contados, mas felizmente são os próprios profissionais da área, competentes para construir estas soluções, e hoje muitos estão reengendrando as próprias atividades.

A sociedade pode consumir um novo estilo, e nós vamos ajudar a protagonizá-lo.
Curta a página do INSTITUTO LARUS.

Nenhum comentário: