quinta-feira, 27 de outubro de 2016

E Desterro virou Florianópolis...

Desterro do século retrasado - Tela de Victor Meirelles - Rua João Pinto, antiga Rua Augusta.
Óleo sobre cartão - 33,9 x 49,2 - Coleção Museu Nacional de Belas Artes - Rio de Janeiro.


A pequena cidade de Desterro, que em 14 de outubro de 1893 havia se transformado na capital do Governo Revolucionário Federalista, menos de um ano depois tem seu nome trocado. Com o enfraquecimento da revolução federalista e o seu final, Floriano Peixoto - o Marechal de Ferro - então Presidente da República, manda para a cidade o sanguinário coronel Moreira César como governador provisório da província. Moreira César persegue, prende e manda fuzilar quase 200 federalistas da cidade.
Logo em seguida, no dia 8 de setembro de 1894 são realizadas eleições para governador e vice, sendo eleitos Hercílio Pedro da Luz e Polydoro Olavo de S. Thiago, respectivamente. Hercílio Luz toma posse no dia 28 de setembro e dois dias depois, dia 1 de outubro de 1894, o Congresso Representativo muda o nome da cidade para Florianópolis, para homenagear aquele que tinha mandado massacrar e fuzilar quase 200 de seus moradores.
Ainda hoje, grande parte dos moradores da cidade se recusam a usar o novo nome, preferindo chamá-la de Ilha de Santa Catarina.

Nenhum comentário: