terça-feira, 11 de outubro de 2016

AO MAR!

Animais foram soltos na manhã desta segunda, na praia de Moçambique Foto Diorgenes Pandini / Agencia RBS

Depois de período de reabilitação, 16 pinguins são soltos em Florianópolis
Animais ficaram 45 dias em recuperação no Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas) no Parque do Rio Vermelho

Finalmente reabilitados e preparados para voltar à natureza, 16 pinguins foram soltos nesta segunda-feira pela manhã, na praia do Moçambique, em Florianópolis. Na hora que foram libertos, ainda assustados e confusos com a quantidade de observadores, o grupo não parecia muito decidido sobre o que fazer. Foram alguns minutos até que percebessem que estavam totalmente livres e seguiram enfrentando as fortes ondas da praia. 

Os animais ficaram 45 dias em tratamento no Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas) no Parque do Rio Vermelho. O trabalho de reabilitação é feito pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) em parceria com a ONG R3 Animal e Polícia Militar Ambiental.

Com a chegada do inverno no Hemisfério Sul, os pinguins partem em busca de alimentos. Alguns se perdem dos bandos e adoecem. Já bem fracos e debilitados, eles vêm parar no litoral catarinense. 

— Antes de serem soltos, retiramos a anilha e conferimos o número do chipe, que guarda as informações sobre o tratamento — explica Cristiane Kolesnikovas, veterinária e gestora da R3 Animal.
Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS

O que fazer ao encontrar um pinguim

Se você encontrar um pinguim que precise de reabilitação, a orientação é aquecê-lo e não colocá-lo em lugares frios. Ao chegarem em nossas praias eles estão doentes, magros e sem a camada de gordura natural que os fazem suportar baixas temperaturas. Com auxílio de uma toalha, os animais devem ser colocados dentro de uma caixa de papelão. Em seguida, acione a Polícia Militar Ambiental, pelo (48) 3665-4487, para que os pinguins sejam encaminhados ao centro de tratamento.
Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS

Nenhum comentário: