terça-feira, 9 de agosto de 2016

MAR DE SABORES

Foto Chichi Wang/SeriousEat
Defumação de frutos do mar com chá

Postado por Patricia Sunye 

Se você é fã de frutos do mar defumados mas nunca teve coragem de fazer em casa, esta é a receita perfeita para você. A técnica chinesa de defumar com chá é super simples. Envolve o aquecimento de uma mistura de arroz e folhas de chá em uma panela funda ou uma wok forrada com papel alumínio até que a mistura comece a soltar fumaça. O alimento é cozido sobre uma grade ou panela de bambu. Tampe a panela para prender a fumaça e o sabor. É um processo rápido porque a comida cozinha enquanto defuma, e pode ser usado para preparar peixes, camarões, lulas, ostras e mariscos.

Experimente uma mistura de base com partes iguais de folhas de chá e arroz cru, e um pouco de água para diminuir a quantidade de fumaça. Experimente com diferentes sabores de chá - preto, verde, jasmim ou Earl Grey. Se quiser, adicione especiarias (anis estrelado, canela, cardamomo e cítricos). Alguns cozinheiros adicionam açúcar mascavo - ele é usado para acelerar o processo de defumação.


PASSO-A-PASSO DA DEFUMAÇÃO COM CHÁ:


Passo 1: Forre uma wok com 4 camadas de papel alumínio;
Passo 2: Coloque a mistura de chá e arroz sobre a base. O chá não pode ser muito fino ou não vai defumar corretamente. Aqueça a mistura até que ela comece a soltar fumaça;
Passo 3: Coloque os alimentos sobre uma grade a 5 cm acima da mistura de chá. É preciso ter espaço para a fumaça circular. Cubra a wok com papel alumínio ou uma tampa.
Fonte e foto: Taste.com.au - novembro de 2011, página 139

O cozinheiro Tom Hunt criou um prato de ostras defumadas para o site Fish on Friday. Veja a receita abaixo:

OSTRAS DEFUMADAS COM CHÁ
 por Tom Hunt



INGREDIENTES

2 colheres de sopa de folhas de chá verde; 1 colher de sopa de arroz
6 ostras sem as conchas; - 1 colher de sopa de azeite extra-virgem
1 colher de chá de vinagre de vinho tinto ou branco; -1/2 colher de chá de páprica
2 fatias muito finas de bacon ou pancetta (opcional), cortado em 6 pedaços

Em uma panela pequena de cozimento a vapor, espalhe as folhas de chá e o arroz . Coloque a grade em cima. Coloque as ostras sobre a grade, certificando-se de que elas não se toquem. Coloque a tampa. Ligue o fogão em fogo médio. Quando você começar a ver fumaça, cozinhe por mais três minutos. Retire as ostras e coloque em um recipiente com o azeite, o vinagre e a páprica. Deixe marinar por pelo menos 30 minutos. Se for usar bacon, frite até se tornarem crocantes e sirva sobre as ostras.

(Via http://www.observasc.net.br/)

Nenhum comentário: