segunda-feira, 8 de agosto de 2016

COMENDO O PLÁSTICO


Bactéria que come plástico dos oceanos é desenvolvida

Publicado por João Lara Mesquita 

Estudantes desenvolvem bactéria que come plástico dos oceanos e o transforma em água.

Caso você precise mais evidências sobre a extraordinária capacidade do ser humano em destruir o planeta, considere isso: se continuarmos na mesma toada, em 2050 os oceanos conterão mais plástico do que peixes. Recentemente Mar Sem Fim publicou justamente um artigo explicando onde vamos parar se continuarmos com esta toada.

Porém, muitos jovens cientistas se preocupam com o futuro de nosso planeta. E foi com este propósito que as estudantes chinesas Miranda Wang e Jeanny Yao desenvolveram uma bactéria que promete ser a novidade do momento.

A bactéria desenvolvida por Miranda e Jeanny é capaz de transformar plástico em CO2 e água. A tecnologia está sendo utilizada de duas formas: para limpar as praias e também para produzir matéria-prima para confecção de tecidos.

“É praticamente impossível fazer com que as pessoas parem de usar plástico. Nós precisamos de tecnologia capaz de quebrar o material. Tudo deveria ser biodegradável”, disse Miranda Wang.

A tecnologia em desenvolvimento é composta por duas partes. Primeiro o plástico é dissolvido e depois as enzimas de catalização quebram os componentes em pedaços mais maleáveis. Esses componentes são colocados em uma estação biodigestora, em que tudo será compostado. O processo leva, no máximo, 24 horas para acontecer.

(Do marsemfim.com.br/)

Nenhum comentário: