terça-feira, 12 de julho de 2016

PESCA OU CULTIVO?

Foto Cardume Brasil
Por que não substituir a pesca por aquicultura?

Inicialmente, a aquicultura pode parecer uma boa ideia, mas quando olhamos a forma como esses cultivos ocorrem, percebemos que ainda existe uma série de problemas a serem resolvidos antes que essa seja uma alternativa sustentável à “geração” de proteína animal.

Um dos grandes problemas do cultivo são as próprias espécies cultivadas e o que elas comem. De um modo geral, essas espécies são carnívoras e dependem de proteína animal para se desenvolver. Para suprir essa demanda, milhões de toneladas de pequenos peixes são pescados ao redor do mundo para serem transformados em ração. Por que não comer diretamente os peixes de menor porte e evitar o grande desperdício de proteínas associado ao processo de cultivo?

Outro grande problema é o uso abusivo de antibióticos para evitar as infestações de parasitas, comuns em tanques com alta densidade de animais cultivados. Além de ingerirmos quantidades elevadas desses produtos, eles ainda causam danos severos ao meio ambiente.

Em regiões de mangues, onde o cultivo de camarão é comum, a degradação ambiental causada pela perda de habitat e a quantidade de dejetos despejados nos rios também são um problema. A lista de desafios que precisam ser resolvidas para que a aquicultura torne-se uma alternativa sustentável à pesca é extensa e deve ser discutida com a sociedade.


(Referencia:Tacon, A. G., & Metian, M. (2015).
Burridge, L., Weis, J. S., Cabello, F., Pizarro, J., & Bostick, K. (2010).)

Nenhum comentário: