quarta-feira, 20 de julho de 2016

BARCOS ATRAPALHAM O TURISMO?


ARMAÇÃO
Marinha manda tirar barcos da faixa de areia

Associação dos pescadores aprova medida; pescador não concorda e estrebucha

O pescador artesanal João Afonso Martins garante que o que tá circulando pelo bairro Armação, em Penha, é um abaixo-assinado pedindo a retirada das embarcações da faixa de areia.
Segundo ele, o documento seria assinado pela associação dos Pescadores Artesanais (Apape). Além de pedir a saída das embarcações da orla, a proposta também determina que os barcos na água fiquem a 200 metros da faixa de areia.
De acordo com João, os mais de 200 pescadores da colônia da Armação serão prejudicados se a proposta for colocada em prática. Isso porque os barcos ficarão pra longe da ponta da cruz, local ruim tanto pra chegar como para partir, pois não pega a circulação dos ventos. Outro problema seria a questão da segurança das embarcações.

Não é bem assim
A presidente da Apape, Mirela Caroline Costa, informou que não foi feito nenhum abaixo-assinado. O que tá circulando é um informativo encaminhado à secretaria de Pesca e Agricultura, pedindo que a prefeitura ceda um espaço pra barcos e pros apetrechos. Seria um tipo de galpão, usado também para manutenção, trabalho que hoje é feito a céu aberto pelos pescadores. O que a associação apoia, confirmou, é que os barcos não fiquem mais na praia.
A proposta, no entanto, não é da associação, mas veio da Marinha do Brasil, com base em determinação que proíbe a circulação de embarcações a menos de 200 metros da areia. 
O assunto foi discutido no dia 22 de junho, na delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí. Mirela disse que os pescadores da colônia também foram convidados, mas só a Apape apareceu. No projeto, a prefa ficaria com a tarefa de demarcar as áreas. “Levamos um ofício que foi passado à prefeitura. Os pescadores vão ter que se regularizar”, avisou Mirela.
“Os botes grandes precisam de um estaleiro”, completa, argumentando que os barcos na praia prejudicam o turismo e que tem muito pescador que é de fora e tá deixando a embarcação na Armação. O DIARINHO falou com a assessoria da Marinha em Itajaí. O órgão ficou de buscar as informações discutidas na reunião para serem repassadas depois a título de esclarecimentos.

(Do http://www.diarinho.com.br/)

Nenhum comentário: