quinta-feira, 23 de junho de 2016

O SEXO DAS GAROUPAS

Foto cretaquarium.com
Você conhece a garoupa-verdadeira?

A garoupa-verdadeira, “Epinephelus marginatus”, pode ser encontrada nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Esses animais podem crescer até 1,4m de comprimento, atingir 60 kg de peso e viver mais de 40 anos de idade1. 
As fêmeas levam até cinco anos para atingir sua maturidade sexual e, entre 9 e 16 anos mudam seu sexo, deixando de ser fêmeas e passando a ser machos1. Incrível, não?! 

Essa reversão sexual depende da estrutura populacional da espécie no local onde vivem e algumas fêmeas podem nunca chegar a mudar de sexo, mas quando acontece, é irreversível e o macho nunca volta a ser uma fêmea2. Quando adultas, as garoupas-verdadeiras são solitárias e territorialistas, ocupando e defendendo ativamente seu espaço nos recifes. São muito capturadas pela pesca artesanal devido à sua distribuição espacial mais costeira, à qualidade de sua carne e ao seu grande porte corporal. A garoupa é capturada mais frequentemente com linha de mão e arpão.

A espécie foi categorizada como Vulnerável na última avaliação do estado de conservação coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e consta da Portaria 445/2014 do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que define a Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção. No entanto, desde junho de 2015 essa Lista foi suspensa por liminar federal. É imprescindível revertermos essa situação e restabelecer os efeitos da Lista para que essa e outras espécies recebam a devida proteção.

Nossas espécies ameaçadas de extinção estão desprotegidas. Assine a petição!!! https://goo.gl/Zg44vb

Nenhum comentário: