quinta-feira, 12 de novembro de 2020

O PEIXE NOSSO DE CADA DIA


Um país com dimensões continentais. Um litoral com mais de 8000 quilômetros de extensão. Um território que abriga 12% da água doce do planeta. Uma dedução imediata: aqui peixe não falta! Mas não é bem assim.
No Caminhos da Reportagem desta semana vamos ver que o litoral brasileiro não é tão favorecido quando o assunto é quantidade de peixes e que a pesca industrial não é explorada em todo seu potencial.
Atualmente o Brasil produz 1 milhão e 250 mil toneladas de pescado por ano atrás de vizinhos com litoral e territórios bem menores como o Chile e a Argentina. Além da produção abaixo da desejada, o peixe que ainda chega de maneira tímida à mesa dos brasileiros é considerado caro. A equipe de reportagem visita os estados de Santa Catarina e do Pará, os maiores produtores do Brasil, para saber como funciona o mercado do peixe no país.

O programa vai mostrar os caminhos que o peixe toma do mar ou rio até a mesa do consumidor: as dificuldades da pesca artesanal; o papel dos atravessadores; as incertezas da pesca em alto mar; o beneficiamento industrial; a diferença cada vez maior na balança comercial do produto; a madrugada agitada das negociações no maior mercado ao ar livre da América Latina; a variedade de sabores dos peixes brasileiros e as perspectivas oferecidas pela aquicultura, uma alternativa para o esgotamento dos estoques pesqueiros.

(Publicado em 19 de fev de 2013)

Nenhum comentário: