quarta-feira, 8 de junho de 2016

IRREGULARES, ARMADORES TERCEIRIZAM PROTESTO!

Foto Douglas Marcio / Especial

Pescadores fecham a BR-101 em Itajaí para pedir liberação das licenças de tainha 

Um grupo de pescadores fechou a BR-101 na altura do quilômetro 125, pedindo a imediata liberação das licenças para a pesca industrial da tainha. A manifestação ocorre alternadamente nas pistas Norte e Sul _ mesmo assim, provoca cerca de um quilômetro de fila. A lentidão provocou um acidente há pouco.

Policiais rodoviários federais negociam com os pescadores a liberação da via. O Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina (Sitrapesca) afirma não ser o responsável pela organização _ o movimento teria partido dos próprios trabalhadores.

A pesca industrial de tainha começou oficialmente no dia 1º de junho, mas as licenças ainda não foram liberadas pelo governo federal. A extinção do Ministério da Pesca e a mudança interina de governo provocou atraso na publicação dos parâmetros para pleitear as autorizações, que só ocorreu em meados de maio.
Foto Douglas Marcio / Especial

Ao todo, 40 licenças seriam emitidas _ mas nenhuma embarcação conseguiu apresentar a documentação exigida a tempo, e nenhum barco foi autorizado a pescar. Os armadores então reenviaram a papelada, mas o governo federal ainda não publicou uma nova lista.

Itajaí e Navegantes são o principal polo de pesca de tainha do país. O Sindicato dos Armadores e da Indústria da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) ainda não contabilizou o prejuízo causado pela demora.

A pesca industrial começa um mês após o início da safra artesanal para proteger a tainha, que é capturada em período reprodutivo _ e,por isso mesmo, é submetida anualmente a novas avaliações.

(Do http://osoldiario.clicrbs.com.br/)

Nenhum comentário: