domingo, 12 de junho de 2016

INSENSÍVEIS, CEGOS E SURDOS?

Foto Fernando Alexandre
Barco da frota pesqueira arrastando ilegalmente na praia do Rio das Pacas!
 Governo federal mostra absurda incapacidade quando o assunto é a pesca profissional em SC

Integrantes do Fórum Parlamentar Catarinensededicaram vários dias desta semana em sucessivas reuniões para tentar resolver o dramático problema da pesca profissional em Santa Catarina. Até agora as autoridades federais não liberaram as licenças para início da pesca da tainha, que deveria acontecer a partir de 1o de junho, data anual.

Os deputados federais Esperidião Amin (PP) e Décio Lima (PT), que mais têm batalhado pelas autorizações federais, chegam a se irritar quando tratam do tema, pela absoluta incapacidade do governo. Amin constata que a Secretaria Nacional da Pesca está acéfala há meses, desde que a presidente afastada Dilma Rousseff extinguiu o Ministério da Pesca, incorporando o setor ao Ministério da Agricultura. Veio a transição com a posse de Michel Temer e nada aconteceu. Virou, ao contrário, um jogo de empurra. O Ministério da Agricultura jogando para o Meio Ambiente e este devolvendo para a Agricultura. ¿Não tem nem quem assuma a responsabilidade¿, afirma Amin, esclarecendo que as licenças dependem de portaria interministerial. 

Décio Lima testemunha que o problema está no absurdo centralismo deBrasília. Culpa os tecnocratas que não estão nem aí para o drama dos pescadores. Lembra que Itajaí tem a maior empresa do mundo em enlatados de pesca – a Gomes da Costa – e que Brasília ignora a realidade e o potencial pesqueiro do Estado. Além disso, tudo bate na questão ambiental: O setor pesqueiro está vulnerável. Tecnocratas e ambientalistas também são responsabilizados por Décio Lima: Eles são insensíveis, cegos e surdos.

(Da coluna do Moacir Pereira, ontem, sábado no DC)

Nenhum comentário: