sexta-feira, 24 de junho de 2016

AMEAÇADA!

Foto: Acervo Observatório da Pesca
Estudo mostra a fragilidade do estoque de miragaia na Lagoa dos Patos

|
Postado por Ricardo Camilo
A miragaia (Pogonias cromis) é uma espécie estuarino-dependente, ameaçada de extinção devido à sobre explotação. Os juvenis, chamados de burriquetes, possuem preferência por águas estuarinas, enquanto os adultos têm preferência por águas costeiras. 
Na época de desova, há um aumento temporário na abundância desta espécie nas zonas estuarinas.
 Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) analisaram os dados de desembarque da pesca artesanal no estuário da Lagoa dos Patos. Segundo os resultados do estudo, a população de miraguaias, devido às suas características biológicas, está sendo explotada tanto na fase juvenil como adulta, o que pode comprometer a recuperação do estoque desta espécie que historicamente apresenta um declínio populacional.

Entre agosto de 2013 e julho de 2014, os pesquisadores acompanharam semanalmente os desembarques da frota artesanal em cinco comunidades distribuídas nos municípios de Rio Grande (Barra, Mercado Público, Bosque, Torotama) e Pelotas (Colônia Z3). 
Durante esse período um total de 579 viagens de pesca foram registradas, relacionadas a 11 artes de pesca distintas. No total 109 pescadores foram entrevistados. A miraguaia esteve presente em 36% dos desembarques controlados, associada a seis artes de pesca diferentes, totalizando 3.674 kg. O emalhe de fundo e de cerco foram as artes de pesca com maior número e quantidade desembarcada em todas as comunidades amostradas, responsáveis por 91,78% dos desembarques (61,83 e 29,95%, respectivamente). As outras artes de pesca tiveram capturas ocasionais.

Leia o artigo completo clicando aqui.

http://www.observasc.net.br/

Nenhum comentário: