terça-feira, 24 de maio de 2016

TAINHAS E O SURF

Foto do Silézio Sabino 
Projeto de lei que proíbe o surfe durante a pesca da tainha em praias de Floripa é aprovado

Vereadores decidiram também que sistema de bandeiras será aplicado em todas as praias e reduziu o período de proibição da prática esportiva

Foi aprovado em primeira votação o projeto de lei que proíbe o surfe nas praiasBrava e Morro das Pedras, em Florianópolis, durante a safra da tainha. O documento, no entanto, gerou bastante discussão na Câmara de Vereadores na tarde desta segunda-feira e só foi aceito depois de algumas emendas. Além da proibição, a lei prevê que em todas as praias da Capital — com exceção da Mole e Joaquina, onde o surfe é permitido neste período — será usado o sistema de bandeiras, inclusive na Brava e Morro das Pedras. 
Projeto gerou discussão
Foto Charles Guerra / Agencia RBS

Através deste sistema, os pescadores colocavam bandeira vermelha quando não podia surfar no local e verde quando podia, para que a atividade não prejudicasse a pesca. Agora, as bandeiras serão definidas por pescadores, surfistas e Secretaria de Pesca diariamente. 

Outro acordo conquistado com a lei foi a mudança da data em que o esporte fica proibido nas praias: passa para 1° de maio a 10 de julho. Antes era de 1° de maio a 30 de julho. 

Antes desta lei, parte das praias Brava e Morro das Pedras eram permitidas para o surfe e outra parte para a pesca. Esta delimitação, no entanto, tem gerado confusão entre surfistas e pescadores, por isso a proibição total durante a safra.

— Não saí totalmente satisfeito, mas acredito que o mais importante agora é ter bastante divulgação entre as duas partes para evitar confusão — disse Ivo da Silva, presidente da Federação dos Pescadores de Santa Catarina (Fepesc) ao fim da votação.

— Conseguimos ao menos flexibilizar a data e acredito que vai funcionar o sistema de bandeiras. O objetivo é apaziguar — avaliou Reginaldo Ferreira, presidente da Federação Catarinense de Surfe (Fecasurfe). 

O projeto foi aprovado por unanimidade e precisa passar por uma segunda votação, o que pode ocorrer ainda na terça-feira. 

(Do www.clicrbs.com.br)

Nenhum comentário: