sexta-feira, 10 de junho de 2016

HOJE VAI DAR PEIXE NO PÂNTANO DO SUL!


Desenho Franklin Cascaes


SÊO FRANCOLINO CHEGOU!
HOJE VAI DAR PEIXE!
"... Nessa época de pesca da tainha, eu me levantava cedo e junto com a minha patroa nós íamos para as praias. A nossa corrida era o Pântano do Sul. Eu me dava muito bem com aquele povo... O dia em que eu chegava na praia eles ficavam satisfeitos porque: ah! hoje vai dar tainha porque o seu Francolino chegou aí." Muitos me chamavam de "seu Francolino"... Então: ah! o seu Francolino chegou. O senhor é como São Pedro que aparece na praia. Me disseram isso muitas vezes. "Porque quando o senhor chega aqui, o peixe aparece". Eu digo só: meu Deus, onde é que está a sugestão, eles se sugestionam com alguma coisa e pronto. Se aparecia peixe? Só acontecia mesmo quando o peixe tinha que passar aí, não é? O peixe vinha..."

(Franklin Cascaes - 1908/1983 - Artista, folclorista e pesquisador de cultura popular em entrevista a Raimundo C. Caruso em "Vida e Cultura Açoriana em Santa Catarina" - Edições da Cultura Catarinense - 1997)

2 comentários:

canal aberto disse...

Estou aqui passada...entrei no blog de vocês através do Estúdio Realidade (Rodrigo G.). Que lugar maravilhoso, da vontade de estar ai... e lógico, comendo tainhas (risos)... parabéns por nos mostrar um pouco essa arte, folclore, essa delícia toda. Está sendo um prazer enorme estar aqui...ainda mais ouvindo aquela canção com Dorival Caymmi .....

Um abraço a todos

Nancy Macedo

Anônimo disse...

a situação da gravura acima: nada a ver com PEIXE !! porém sinistro o conto, e + SINISTRO ainda, o tal F. Cascaes.