terça-feira, 24 de maio de 2016

NA CORRIDA...

Foto Rancho du Cabo
Somente na última sexta-feira (20), cinco dia após a liberação da captura da tainha pela modalidade de emalhe anilhado, foram recebidas as licenças para que 67 embarcações pudessem iniciar a captura da espécie. 
O número total de embarcações permitidas é de 77 e problemas com os critérios exigidos pela legislação são a possível causa da liberação de um número inferior ao permitido de autorizações. A demora da publicação do prazo para Concessão de Autorização de Pesca Complementar para a captura de tainha com emalhe anilhado e a troca de governo ocasionou um atraso na liberação das licenças, atraso este muito negativo para os pescadores, uma vez que os cardumes encontravam-se parados na costa catarinense nos primeiros dias da abertura da safra para a modalidade.

Ainda assim, alguns pescadores saíram para a pesca sem as licenças temendo o afastamento dos cardumes até a sua liberação. Apesar dos desencontros a captura da tainha tem superado as expectativas do setor artesanal. O Farol de Santa Marta, em Laguna é até o momento a região de maior captura nas modalidades de arrasto de praia e emalhe anilhado. 
O setor industrial ainda aguarda a sua liberação para a captura no dia 1 de junho. A redução deste ano no número licenças (40 serão liberadas este ano) para o setor industrial, a demora da divulgação da lista das embarcações autorizadas e a chegada antecipada dos cardumes de tainha ao estado (comparado om os anos anteriores) são algumas das preocupações do setor industrial para a safra deste ano.

(Do http://www.observasc.net.br/)

Nenhum comentário: