quarta-feira, 1 de junho de 2016

PESCA INDUSTRIAL COMEÇA HOJE!


Foto Fernando Alexandre
Frota industrial de tainha ainda está sem licença para pescar

Safra da indústria começa nesta quarta-feira e  nenhuma embarcação inscrita no Sul do país conseguiu se credenciar para as 40 licenças autorizadas pelo governo federal, por falta de documentação.

A menos de 24 horas do início da pesca industrial de tainha ,os armadores catarinenses ainda não receberam a licença que autoriza os barcos a capturar os cardumes. A expectativa é que seja emitida uma edição extra do Diário Oficial da União ainda nesta terça-feira, para que os barcos possam sair para o mar.

O atraso ocorre porque nenhuma embarcação inscrita no Sul do país conseguiu se credenciar para as 40 licenças autorizadas pelo governo federal, por falta de documentação. A situação é acompanhada de perto pela Fiesc através da Câmara da Pesca, que hoje está sob o comando do secretário de Pesca e Aquicultura de Itajaí, Agostinho Peruzzo.

Segundo ele, as mudanças na gestão da pesca dificultaram os cadastros. No fim do ano passado, o Ministério da Pesca foi extinto e integrado ao Ministério da Agricultura. Quando começava a se organizar, a presidente Dilma Rousseff (PT) foi afastada e os cargos reestruturados. O resultado é que a lista de parâmetros para pleitear as licenças só foi publicada em maio.

Os parâmetros são definidos em parceria com o Ministério doMeio Ambiente, e com base em um acordo firmado junto ao Ministério Público Federal para proteger a espécie. A maioria dos armadores que tiveram o cadastro recusado deixou de apresentar o Mapa de Bordo da última safra, que indica se houve pesca em local não autorizado.

Corrida contra o tempo

Nos últimos dias, foi grande a correria de armadores e despachantes para enviar o documento a tempo de se credenciar para a pesca.Caso comecem as capturas antes de receberem as licenças, os barcos estarão sujeitos a multa e apreensão por crime ambiental.

A decisão de iniciar as capturas industriais um mês após o início da safra artesanal também faz parte do acordo com o MPF para proteger os cardumes, que são capturados em período reprodutivo.

A frota traineira catarinense _ usada na captura de tainhas_ concentra-se em Itajaí e Navegantes. Juntas, as duas cidades respondem por 80% das embarcações especializadas em tainhas no país. 

(Do http://horadesantacatarina.clicrbs.com.br/)

Nenhum comentário: