quinta-feira, 12 de maio de 2016

DO ALTO DA VIGIA E DE OLHO NO PEIXE!


Os vigias, quase sempre os pescadores mais velhos e experientes, dizem que a tainha pode aparecer no arrepio, no amarelo, no vermelhão, no pulo, na aguada, na onda ou mesmo espanando. 
E que é possível saber a quantidade de peixes que está num cardume pelos saltos ou urros que esta espécie faz, pelo marulhar das ondas e pelo tamanho da mancha opaca na água. 

No Pântano do Sul, a observação é feita de duas maneiras: de pontos fixos no alto dos comoros (dunas), chamados de"as vigias", e pelos vigias móveis, que circulam de bicicleta por toda a praia.

Enquanto os vigias passam todo o dia procurando nas águas os cardumes de tainhas, outros cuidam da infra-estrutura, que vai desde o aparado e o café da manhã, quando o dia já clareou, ao almoço e o café da tarde!
No cardápio, peixe frito, batata assada, picadão de carne acebolado, galo caipira ensopado, feijão e as vezes até uma feijoada nos finais de semana! 

No café da tarde, que é sagrado, as vezes pinta até um bolinho de banana com canela, quando o "Maído" - o Amarildo Arante - resolve ir pro fogão!
Depois do "rango", alguns camaradas - como é o caso do Chico, na foto acima - puxam um ronco nas dunas, com direito até a cruz como "proteção"!

(Direto da vigia Seo Domingos, com informações e fotos do Luizinho Pacheco, enviado especial do Tainhanarede no alto das dunas)


Nenhum comentário: