quinta-feira, 14 de abril de 2016

PESCANDO PELO BRASIL



A pesca artesanal sempre garantiu a sobrevivência de milhares de brasileiros nos mais de oito mil quilômetros da costa brasileira. As diversas pressões da vida moderna têm mudado esse modo de viver característico do povo do litoral. A degradação ambiental, a pesca industrial e a pressão urbana fecham o cerco sobre essas populações.

Vivendo ao longo do litoral brasileiro há mais de 500 anos, comunidades de pescadores sofrem com o impacto da pesca industrial e têm o estilo de vida ameaçado. Neste Expedições, Paula Saldanha e Roberto Werneck acompanham de perto a vida e os costumes dos pescadores artesanais que denunciam abusos da pesca industrial, onde grandes barcos entram em enseadas e estuários de rios, arrastando, com redes de malha fina, cardumes dos berçários naturais.

Como controlar o impacto da pesca industrial sobre os milhões de brasileiros que dependem da pesca artesanal? As políticas de conservação têm sido suficientes? Quais os problemas que provocam o desaparecimento de várias espécies de peixes e camarões em nossa costa? A pressão é grande enquanto o que se pesca diminui. As propostas e o apelo dessas populações que desde sempre contam o doce viver no mar.

O programa ainda mostra o belíssimo litoral sul da Bahia, o litoral norte do Rio de Janeiro e o norte de São Paulo: praias paradisíacas, pequenas comunidades pesqueiras, um estilo de vida de baixo impacto ambiental e um jeito leve e cuidadoso com a natureza.

(Do "Expedições" - TVBrasil)

Nenhum comentário: